Você sabe o que é uma empresa Boutique?

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A tradução literal da palavra Boutique, do francês para o português é Loja, mas atualmente o conceito é muito mais amplo e estende-se a vários tipos de empresa.

Fazendo um paralelo com a origem da palavra, pense nas diferenças entre uma loja de alto nível e uma loja de departamento. Uma empresa Boutique segue o modelo da loja de alto nível.

Existem consultorias, escritórios de advocacia, agências de marketing, coworkings e muitos outros tipos de negócios que seguem este conceito.

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Independente do segmento, para ser considerada Boutique, a empresa precisa ter:

  • Atendimento premium e personalizado,
  • Ambiente intimista,
  • Mobiliário de alto padrão,
  • Comodidades exclusivas,
  • Ambientação elegante,
  • Excelência na prestação do serviço,
  • Localização privilegiada

Vamos entender melhor na prática?

Todo mundo já teve a experiência de passar um tempo em um hotel, certo? Então vamos trazer a análise para este segmento e explicar como funciona o conceito.

Antes, uma curiosidade: O primeiro hotel boutique surgiu por acaso na década de 80, nos Estados Unidos, a partir da remodelação do Clift Hotel (São Francisco) por Ian Schager. O objetivo era manter as principais características do espaço, porém inserindo um design especial, elevando seu nível de estilo e decoração, e consequentemente, tornando-o mais aconchegante e com um estilo mais informal. Veja a matéria completa do Hospedin aqui

Vamos para nossa análise:

Atendimento Premium e Personalizado

Ao contrário de grandes redes, os Hotéis Boutique comportam poucos hospedes e contam com um time altamente treinado. Essa combinação resulta em um atendimento individualizado.

Ambiente Intimista

Um Hotel Boutique costuma ser pequeno e ter poucos quartos, criando um clima intimista (mesmo nas áreas comuns). O público que frequenta este tipo de hotel normalmente é mais reservado.

Mobiliário de Alto Padrão

Estas empresas possuem ambientes diferenciados e com mobiliário de alto padrão. Muitos móveis possuem design exclusivo.

Comodidades Exclusivas

Existem serviços diferenciados, como por exemplo, salão de beleza, massagem e etc.

Alguns destes hotéis contam com concienge para ajudar os hóspedes em reservas de restaurantes, dúvidas sobre passeios e agendamentos de transporte.

Ambientação Elegante

A decoração é pensada em cada detalhe para refletir um ambiente intimista e de bom gosto. Muitas vezes existem no espaço peças exclusivas e obras de arte que trazem ainda mais elegância e sofisticação.

Excelência na prestação do Serviço

Todos os serviços são sempre prestados com foco no cliente. Os times recebem treinamentos frequentes sobre hospitalidade e são muito simpáticos e solícitos. Os ambientes são muito limpos e organizados.

Localização Privilegiada

Uma empresa Boutique precisa estar em locais desejados, sejam eles bairros nobres com acesso a bons restaurantes e serviços ou então destinos paradisíacos em meio a natureza.

As vantagens de ser Boutique

Todas estas características que comentamos resultam na fidelização de clientes, destaque da empresa em relação aos concorrentes e consequente atração de novos clientes com o mesmo perfil.

Importante salientar que clientes de Empresas Boutique não são focados em preço. Eles querem sim um bom custo benefício, mas aceitam pagar mais por um serviço que é nitidamente diferenciado. Por isso mesmo, este tipo de Empresa possui poucos e bons clientes. O foco é sempre na qualidade e não na quantidade.

Uma Empresa Boutique é para poucos.

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Ser boutique não é somente uma decisão por parte da empresa, não é simplesmente escrever o termo embaixo do seu logo ou destacar esta palavra nas suas redes sociais. Uma empresa Boutique precisa ter todas as características que comentamos acima e também ser reconhecida pelo mercado como tal.

O ABC da Comunicação conversou com Murilo Borrelli, CEO da ROI Mine, agência de marketing Boutique, que sintetizou muito bem o conceito:

“Foi-se o tempo que o grande número de funcionários, uma carteira de clientes de peso e uma ampla estrutura física contavam pontos no momento da contratação. Hoje, é mais importante ter uma equipe humanizada, que esteja em sintonia com o propósito do cliente, que se envolva e tenha empatia na implementação das estratégias e esteja atenta aos resultados. É preciso se dedicar a realmente conhecer o conceito da marca e trocar experiências, em prol de um objetivo em comum: o sucesso desse trabalho. Enquanto o faturamento e o volume de clientes atendidos for o foco, é impossível ter a personalização dos serviços”. Veja a matéria completa aqui

A TATO Coworking é uma empresa Boutique. Conheça mais sobre nossos serviços aqui.

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