img

Assistente virtual: indispensável para empreendedores que desejam crescer

Presente em muitas áreas de gestão de pequenas e médias empresas, a assistente virtual é indispensável para realizar tarefas que ocupam o precioso tempo de todo empreendedor

Por José Oswaldo Cascino Cardoso

O papel de um assistente virtual na era digital é de grande importância. Assistente virtual é o profissional que, valendo-se de ferramentas de gestão, auxiliam e executam tarefas que tomam o tempo de profissionais liberais e empresários de pequenas e médias empresas.

Vantagens

A principal vantagem do assistente virtual é a flexibilidade de trabalho, que permite trabalhar a distância. Isso faz com que a contratação deste profissional seja uma solução prática e eficaz para quem precisa delegar tarefas e reduzir o tempo gasto com atividades administrativas.

Além disso, esse profissional é capaz de realizar um grande número de tarefas em um curto período de tempo. Isso significa que ele pode ser uma excelente opção para empresas que precisam de ajuda para lidar com uma grande quantidade de trabalho em um curto período de tempo. O assistente virtual pode ajudar a garantir que as tarefas sejam concluídas dentro do prazo e com qualidade, permitindo que a empresa se concentre em outras atividades importantes.

Outra vantagem da contratação de um assistente virtual é a redução de custos. É muito mais econômico do que contratar esse profissional do que um assistente pessoal em tempo integral. Além disso, a contratação de um assistente virtual elimina a necessidade de espaço de escritório e equipamentos, como computadores, telefones e impressoras. Isso pode resultar em uma economia significativa de custos para a empresa.

A parceria entre empreendedor e assistente virtual é uma das maneiras desse profissional ajudar você. Isso porque esse profissional traz insights e inéditas maneiras de realizar tarefas do dia-a-dia, simplificando a criação ou organização de processos.

Uma das maneiras desse profissional ajudar você é a dispensa de uma supervisão do trabalho, posto que sua experiência e capacitação profissional  geram tranquilidade e segurança quanto ao trabalho dela.

Quais tarefas a assistente executa?

No que tange os Serviços Secretariais, é possível desenvolver tarefas como:

1 – Gerenciamento de e-mail, filtragem;

2 – Agendamento de compromissos com clientes;

3 – Envio de agradecimento e outros lembretes aos seus clientes;

4 – Gestão de calendário e compromissos;

5 – Gerenciamento de arquivos eletrônicos;

6 – Recados pessoais;

7 – Reservas de hotel e voos;

8 – Confecção de atas de reuniões gravadas;

9 – Criação de relatórios básicos;

10 – Reservas de restaurantes

11 – Organização financeira das suas contas pessoais ou empresariais;

12 – Fluxo de caixa;

13 – Emissão de boletos e notas fiscais;

14- Cobrança de clientes

Assistente virtual e assistente digital

Embora a assistente virtual execute dezenas de tarefas com a ajuda de programas específicos para essa finalidade, não se deve confundir com o trabalho de uma assistente digital, ou robô. Nesse ultimo caso, o robô, embora realize centenas de tarefas de maneira autônoma, não pode prescindir da mão humana para inserir os dados para gerenciamento.

Não só as pequenas e médias empresas, mas também as startups procuram os assistentes virtuais para o perfeito gerenciamento de tarefas empresariais. É muito comum encontrar assistentes virtuais nas estações de trabalho de coworkings, atendendo, com o máximo de profissionalismo e êxito, empresas que de modo crescente se valem desses serviços remotamente.

Um pouco de história

Embora a profissão de assistente virtual seja recente no Brasil, ela é utilizada há mais de uma década nos Estados Unidos. Os primeiros assistentes virtuais, porém, apareceram nas Filipinas, com os profissionais daquele país oferecendo os serviços para empresas do mundo inteiro.

O profissional assistente virtual se materializou com o avanço das tecnologias no âmbito da informática e até mesmo da robótica, o que derivou de novos programas de gerenciamento remoto.

Com o surgimento da internet de alta velocidade e o gerenciamento de arquivos em nuvem, foi possivel criar ferramentas de assistência virtual, incrementando e facilitando o trabalho dos profissionais assistentes virtuais.

O termo assistente virtual também aparece no livro “Trabalhe 4 horas por semana” de Timothy Ferriss. A obra conta a história empreendedora do autor e ressalta o uso de assistentes virtuais como principal fator de sucesso de seu negócio e melhoria da sua qualidade de vida.

Adote uma assistente virtual

Caminhando lado a lado com a tecnologia, a profissão de assistente virtual vai ganhando corpo com o desenvolvimento das tecnologias e oferecendo maiores e melhores serviços.

Quando você ver aquela pilha de boletos com datas diferentes para pagar, sua agenda lotada de compromissos a comparecer, reuniões com fornecedores a marcar, e-mails não respondidos ou filtrados em sua caixa de entrada, ligações de retorno sem priorizar também se avolumando e uma infinidade de outras tarefas, todas “reivindicando” prioridade no cumprimento das ações, você vai sentir a real necessidade de contratar os serviços de uma assistente virtual.

Que bom que elas existem!

Ficou curioso e quer saber como uma assistente virtual pode ajudar você? Clica aqui