Desafios do home office: quando um coworking pode ser a solução.

home office

Já reparou quantas coisas tiram você do foco do seu trabalho?

Conheça os desafios do home office e entenda, quando migrar para um coworking pode ser a solução para você!

Table of Contents

Home Office, o que é?

Trabalho home office é o termo usado para os profissionais que atuam fora dos escritórios e empresas. Esses profissionais de diversos ramos e setores, cumprem suas tarefas e demandas fora dessas esferas habituais.

É comum pensar a partir do termo “home office”, que a atuação ocorra somente em casa, mas isso não é de todo verdade. Um profissional pode trabalhar tanto na sua casa, como em locais alternativos como hotéis, aeroportos, parques, cafés ou quaisquer outros locais de sua preferência, “trabalho remoto” se adequa melhor nesses casos. De modo geral, grande parte costuma trabalhar em casa mesmo.

O fator importante nesse caso, e até o que classifica esse tipo de trabalho é o fato desse profissional não frequentar uma empresa em horário comercial.

Jornada de Trabalho e Infraestrutura

O trabalhador home office faz a sua própria jornada, é verdade.

Ele não precisa estar presente na empresa para a qual presta serviço, cumprindo uma carga horária, mas isso não significa que ele não precise comparecer.

Há trabalhadores que permanecem home office 3 dias na semana, trabalhando presencialmente os outros 2 dias, em outros casos o empregador solicita a presença apenas para reuniões pontuais.

E existem os profissionais autônomos que atuam em casa, atendendo uma ou mais empresas e até pessoas físicas, esse perfil acaba encontrando seus clientes apenas para fechamento de negócios.

Home Office
Home Office

Nas reuniões realizadas, muitas vezes por não possuir estrutura adequada para receber clientes e prospects, os encontros para fechamento, acabam ocorrendo em algum local externo ou através de vídeo conferência.

Os desafios do home office

Ao contrário do que se imagina no senso comum, o que à primeira vista pode parecer o trabalho dos sonhos, pode muitas vezes se transformar em um pesadelo. Entenda o porquê.

Pode parecer o trabalho perfeito: atuar de maneira independente no conforto do seu lar, dentro dos horários que você mesmo estabeleceu, tendo muitas horas disponíveis para fazer atividades pessoas e ainda receber um salário por isso, certo? Errado!

Nem tudo são flores.

Imagina-se que o profissional home office tire vários dias para lazer, trabalhando somente quando surgem brechas. É um ponto muito errado no imaginário coletivo.

Ter o seu home office, pode significar longas jornadas de trabalho, que na maioria das vezes chega a ultrapassar a jornada de um trabalhador CLT.

Organização e disciplina

Organização e disciplina são dois pilares para quem faz home office.

Assim como é importante estabelecer um horário fixo para iniciar o expediente, é fundamental saber a hora de encerrar o mesmo.

Alguns profissionais acabam não sabendo exatamente a hora de parar e por isso trabalham durante muitas horas seguidas e até mesmo aos finais de semana.

É claro, que se você quer um dia livre na semana para fazer alguma atividade não relacionada ao trabalho, você provavelmente terá que estender a jornada em outro dia.

No dia a dia, estabelecer e cumprir horários é fundamental para a saúde mental.

Intervalos e produtividade

E que tal uma pausa para o café, com alguns minutos de descanso para a mente?

O trabalho remoto muitas vezes acaba sendo exaustivo e solitário.

Não ter colegas por perto pode até parecer uma distração a menos, mas na verdade trocar ideia com outras pessoas no ambiente de trabalho, motiva e ajuda o trabalhador, impactando positivamente e estimulando a criatividade por exemplo e melhorando inclusive a autoestima.

É preciso fazer algumas pausas durante o dia. Essa é uma ótima maneira de relaxar um pouco a sua mente e aumentar a sua produtividade ao longo do dia.

Distrações x Foco

As distrações do dia a dia são um ponto crucial para esse trabalhador.

Quem tem família e filhos, sabe que às vezes é complicado separar as coisas.

A interrupção acaba acontecendo dentro dessa jornada em casa. É difícil para as crianças por exemplo, entender que ter o pai ou a mãe em casa, não significa tê-los disponíveis para recreação e brincadeiras o tempo todo, então as interrupções acabam ocorrendo e isso pode refletir de maneira negativa no resultado do trabalho desenvolvido.

Visitas inesperadas de amigos ou família também são outro ponto de distração.

Manter o foco nas tarefas a serem cumpridas é essencial para o desenvolvimento de um ótimo trabalho.

Organização e pausa tem hora certa

É importante para o profissional que tem seu home office entender que algumas pausas são benéficas, outras não.

Parar o trabalho que está produzindo para arrumar alguma coisa em casa, nem pensar!

Se por um lado é importante que o trabalho seja desenvolvido em um ambiente limpo e bem organizado, por outro a hora da organização tem que ser separada do momento de trabalhar.

Ou seja, pausas não programadas para organização da casa, irão refletir diretamente na produtividade.

Por conta das dificuldades de concentração e queda na produtividade, muitos profissionais acabam desistindo da opção home office, mas existem opções válidas disponíveis no mercado, que merecem a nossa atenção.

Coworking para simplificar a sua vida

Quando migrar para um coworking pode ser a alternativa adequada?

Para os profissionais que querem continuar atuando de forma autônoma, ou mesmo para aqueles que não pretendem voltar para o regime CLT dentro de uma empresa, mas estão tendo dificuldade de conciliar o trabalho dentro de casa, o coworking pode ser a reposta certa!

Em um coworking alguns dos problemas do home office são sanados logo de cara.

Estar em um ambiente estruturado onde seu foco é o seu trabalho, com certeza impacta na produtividade e no resultado do seu trabalhado.

A estrutura desses locais foi planejada para que o profissional consiga manter o foco sem nenhum tipo de distração adicional, ou seja, a dificuldade de concentração que o profissional tinha em casa por conta das interrupções ou falta de organização é zero nesse local.

Além disso, a possibilidade de troca de ideias e experiencias com outros coworkers, que são pessoas potencialmente interessantes é um dos atrativos de trabalhar em um escritório compartilhado.

Outro fator primordial é que nem todo mundo está preparado para receber um cliente em casa. Estando em um coworking você tem salas disponíveis para receber os seus clientes e nem precisa se preocupar com café ou organização, tem uma equipe preparada pra isso.

Muitas pessoas acabam não pensando no coworking como uma opção, por imaginar que os preços são exorbitantes. Mas não, na verdade existem diversos planos disponíveis e você poderia se espantar com os valores, pois são realmente atrativos. Vale a pena conferir!

O que você encontra no coworking?

✔️ Infraestrutura adequada para você manter a sua produtividade em alta

✔️ Salas de reuniões e treinamentos para você receber seu cliente

✔️ Espaços agradáveis para descompressão

✔️ Networking garantido

✔️ Zero preocupações com organização e limpeza do local

✔️ Zero preocupações com contas de água, luz, internet, etc

✔️ Cafezinho sempre à mão

Você já conhece a Tato Coworking ??

Juntamos a estrutura dos grandes escritórios com a facilidade de serviços diferenciados para que você possa otimizar mais ainda seu tempo.

Clique aqui e conheça todas as opções disponíveis para você ? SOLUÇÕES

Article by Dani Motta

Redação, Criação e Social Media.

Comments

  1. […] home office é agora uma solução encontrada por muitas empresas, para fazer com que seus negócios continuem […]

Leave Comment

Clique para WhatsApp
Precisa de ajuda?
Oi :)
Como podemos te ajudar?
Nosso WhatsApp: 11 99476-6018