Acompanhe a seguir seis dicas de gestão e liderança que são absolutamente necessárias para você!
Por José Oswaldo Cascino Cardoso
Gerir pessoas numa empresa é sempre um exercício trabalhoso. Dentre esses geridos surgem ainda os talentosos colaboradores que são líderes natos ou lapidados pelo trabalho.
Por menor que seja seu negócio, a necessidade de uma ou mais lideranças para conduzir as equipes é um imperativo em toda e qualquer empresa.
A gestão e a liderança são aspectos interligados e dependentes uma da outra. Para gerir uma empresa é preciso conhecer individual e coletivamente cada colaborador que desempenha funções diretas e indiretas no seu negócio.
Desse conhecimento são fisgados os líderes que, profissionalmente, são forjados pelo próprio trabalho que desempenham ou são capacitados pelo histórico profissional nas empresas por onde passaram.
O líder deve ter o perfil de quem sabe como tirar do colaborador o seu melhor. Deve ainda conhecer o trabalho que vai passar para cada integrante da equipe, como fazer e em quanto tempo deve ser feito. E esses colaboradores podem ser tanto das equipes internas, quanto externas.
Lideranças são exercidas por profissionais arrojados, sem medo de errar quando implantam um procedimento ou uma ideia nova. Geralmente são pessoas de confiança dos proprietários das empresas.
A seguir, um miniguia para orientar a gestão e liderança no seu negócio:
Atualize-se sempre, estando em contato com as novas tecnologias e técnicas de gestão. O líder também deve estar up to date com o mercado e a concorrência. Se você quer que seus produtos ou serviços sejam competitivos, precisará estar antenado com o que há de mais moderno e atual, oferecendo aos clientes produtos e serviços de vanguarda. Esforce-se para oferecer o que há de mais novo na praça.
As atualizações devem ser passadas para as equipes da empresa, sejam elas internas ou externas, o que muitas vezes demanda treinamento. Conhecimento também é um bem dinâmico e uma equipe atualizada com treinamento certamente trabalhará mais confiante e fará vendas para todo tipo de cliente do seu negócio.
Há o tempo de se atualizar e há o tempo de vender. Como os produtos e serviços estão em constante modificações, as equipes de vendas e de administração precisam ser frequentemente atualizadas, pois os clientes querem sempre o que há de melhor no mercado.
Utilize o tempo a seu favor, não deixando para a data limite as ações que devem ser tomadas na execução das tarefas. Caso contrário, correções e ajustes não terão tempo hábil para ser feitos.
Tarefas executadas com pressa, fatalmente resultarão em fracasso, além de gerar estresse desnecessário.
Cabe à liderança fazer com que as ações planejadas sejam fielmente executadas. Para tanto, o líder deve ganhar a confiança dos seus subordinados e utilizar ferramentas de gestão que assegurem o mais perfeito controle sobre as ações dos colaboradores.
Neste caso, existem softwares de gestão que são ferramentas muito úteis para comandantes e comandados assegurarem o controle do trabalho de cada um dos atores da empresa.
Mas não esqueça que é preciso que a execução das tarefas esteja previamente planificada, posto que o planejamento das ações é o norte que os colaboradores devem ter sempre os acompanhando durante a feitura de cada etapa planejada.
Aliás, sem planejamento prévio não há como medir o trabalho das equipes numa empresa, o que resulta no esfacelamento da estrutura gerencial.
Pessoas diferentes reunidas em uma mesma equipe não é um trabalho fácil de se realizar. E fazer com que estas pessoas trabalhem como um time, com objetivos comuns, é ainda mais difícil de acontecer.
Cabe ao líder dessa equipe encontrar fórmulas e formas de atrair os colaboradores para objetivos comuns do time e da empresa.
Prêmios para equipes que atingirem as metas propostas, que podem ser em dinheiro ou passagens aéreas para o período de férias e uma infinidade de outros incentivos individuais e coletivos.
O crescimento profissional e da empresa cabe, em grande parte, ao profissional que lidera cada equipe, medida pela qual se afere a capacidade e eficácia da liderança.
Montar equipes já não é uma tarefa simples. Mas se você mantiver seus colaboradores treinados, com especializações nas várias etapas por que passa seus produtos ou serviços, será um diferencial de mercado muito grande e interessante.
Posto isso, não descuide da evolução do mercado em que você está inserido, mantendo sempre as atualizações das quais suas equipes precisam se capacitar para atender o mercado, em constante transformação, seja na elaboração de produtos e serviços, no marketing ou no atendimento dos clientes.
Uma liderança atuante é aquela que se desenvolve junto com sua equipe e todos estão antenados com o mercado em que a empresa atua.
Como proceder a mudanças de rumo das equipes de trabalho na sua empresa?
É preciso avaliar o trabalho das equipes e também de cada colaborador, individualmente. A importância dessas avaliações está no fato de constatar quais das equipes tem obtido resultados alinhados com as metas ou ainda melhores que as metas estipuladas num determinado período de tempo.
Cada equipe tem um comportamento diferente frente ao trabalho e, individualmente, dentro de uma mesma equipe, os comportamentos são diferentes uns dos outros.
Para avaliar o trabalho de cada equipe e individualmente, é necessário criar uma tabela com os pontos que se quer analisar: tempo para realizar cada tarefa; número de reclamações dos clientes; tempo de atendimento, número de negócios fechados etc.
Para aquela equipe que não está indo bem, a liderança deve cobrar melhorias no trabalho executado. E se no mês seguinte à essa avaliação a equipe citada não obtiver resultados positivos, melhorias, será necessário montar uma outra equipe com novos colaboradores.
Prêmios e incentivos também devem ser oferecidos às equipes que melhor performarem. Assim, estes serão uma recompensa para as equipes campeãs e ao mesmo tempo servirão de estímulo para as demais equipes.
Agora, mãos à obra e boas vendas.
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