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7 dicas para Home Office em Tempos de Coronavirus

Home Office em tempos de corona vírus. 7 dicas para você se adaptar a essa nova situação.

Os tempos são difíceis. Estamos enfrentando uma situação inédita, que acredito que ninguém sequer sonhou que enfrentaríamos.

O mundo todo está unido, porém estamos todos separados pelo bem de uma causa maior e que diz respeito a todos nós.

Ficar em casa.

Ficar em casa virou palavra de ordem!

Table of Contents

O comércio está baixando suas portas e as empresas dispensando temporariamente seus funcionários, sob orientação dos órgãos públicos e do Ministério da Saúde para controle do Coronavirus.

Trabalhar em casa é uma das medidas preventivas, que visa a proteção dos funcionários e a propagação da nova doença. Fazer com que essa pandemia não seja ainda mais dimensionada e fazer com que o seu impacto seja o menor possível em sua passada pelo Brasil é a meta dessa medida cautelar.

Uma tarefa árdua que depende de todos e de cada um. Mas nem para todos essa será uma tarefa fácil de ser executada.

Trabalho Remoto

O home office é agora uma solução encontrada por muitas empresas, para fazer com que seus negócios continuem girando e para continuar empregando seus funcionários.

Para quem já trabalha em home office (motivos à parte) isso não é nenhuma novidade, pois as dificuldades e os desafios do trabalho remoto, já fazem parte do dia-a-dia.

Mas empatia é outra palavra de ordem que devemos adotar, porque para algumas empresas e pessoas, essa nova necessidade pode gerar grandes conflitos e dificuldades.

E foi pensando nessas pessoas que estão em quarentena (e que foram solicitadas trabalhar remotamente) que juntamos algumas dicas, para auxiliar na adaptação nessa nova fase.

Juntos, porém separados (e com muito álcool gel) esperamos que tudo acabe bem! ?❤️

7 dicas para  home office na quarentena

1 – Ferramentas de Trabalho

Se a você foi solicitado um trabalho em home office, certifique-se de que a empresa disponibilizou os recursos básicos para a execução da sua função. Afinal, sabemos que nem todas as pessoas tem em casa as ferramentas de que necessitam para trabalhar. É esperado que a empresa forneça o essencial.

Caso esteja faltando algo que é imprescindível ao seu trabalho, procure o seu gestor e não tenha receio de expor a situação. É um período novo e de adaptação para ambos os lados.

Uma conversa clara e franca é sempre uma ótima opção!

2 – Local de Trabalho, Tempo & Organização

Ninguém estava preparado e nem esperava por isso. Mas agora que você está trabalhando em casa é necessário que, até para quesitos de saúde, concentração e conforto pessoal, você procure o local que considera mais calmo e agradável na sua casa, para iniciar a rotina do seu home office.

É importante que o local escolhido te permita trabalhar de maneira confortável, então pense a médio prazo (já que não sabemos por quanto tempo permaneceremos assim). Pense nas horas trabalhadas e na sua postura física, para que não haja prejuízos para a sua saúde.

Escolha um local e organize ele da melhor maneira possível. Deixe à mão as ferramentas de trabalho que irá utilizar no dia-a-dia, além de itens básicos como lápis, caneta, papel, garrafinha de água etc. Isso ajudará você a se ambientar mais facilmente.

Além disso é importante para quem está iniciando nessa jornada, saber que o tempo é um dos fatores fundamentais para uma boa organização do trabalho remoto.

Separe o tempo de focar no trabalho, das horas de lazer, descanso e outras atividades na sua casa. Inicie o seu trabalho no horário que achar mais indicado e saiba que sempre existe a hora de parar.

3 – Casa & Família

Trabalhar em casa

Esse é um ponto importante para quem não mora sozinho.

Quem tem família, mora com os pais, marido (e/ou) filhos, sabe que é um passo a mais para se preocupar.

Mas, não existe nenhum bicho de 7 cabeças nisso. Converse e explique a nova situação para quem está junto com você, com certeza eles irão te apoiar nessa fase.

4 – Listas são bem-vindas

Fazer um check list  com as atividades que precisa executar é uma ótima maneira de se organizar.

Faça a lista sempre priorizando o que é mais importante e imediato.

Você não tem à mão todos os recursos que na sua empresa teria, então é claro que muito provavelmente algumas tarefas serão mais complicadas de serem realizadas à distância.

Talvez você não consiga cobrir todos os aspectos do seu trabalho (obviamente), então foque naquelas tarefas possíveis de executar e mãos à obra! ✔️

5 – Tecnologia a seu favor

ferramentas de trabalho

A tecnologia nunca esteve tanto a nosso favor, e agora é a hora certa de usar e abusar dela!

Celular sempre à mão, ligações, mensagens,  e-mails, whats app “available”, chamadas de vídeo, chamadas de áudio, reuniões pelo Skype ou Hangouts… Isso só para citar apenas algumas dentre as tantas possibilidades disponíveis. E vale de tudo!!

Escolha as ferramentas que mais atendam e se adaptem as suas necessidades, e não tenha receio de usá-las (com seus colegas de trabalho, com seus gestores, com o time que você pode estar liderando ou administrando remotamente) seja com quem for. Esse é o momento de utilizar todas as opções a seu favor.

PS: A vídeo conferência pode ser sua melhor amiga nessa hora, pois essa ferramenta ajuda a aproximar nesse período de distância. ??

6 – Comunicação Assertiva

Se comunique! A comunicação pode começar na tecnologia, mas vai muito além dela… Em tempos de trabalho remoto, a comunicação vale ouro!

Todas as ferramentas tecnológicas estão aí disponíveis para serem utilizadas e é importante que você se comunique toda vez que achar necessário.

Fale com os seus gestores, fale com a sua empresa, fale com o seu time. Utilize todas as ferramentas de comunicação disponíveis.

  • Alinhe pontos
  • Defina projetos
  • Tire dúvidas
  • Entenda/Defina os prazos de entrega
  • Solicite reuniões se achar necessário

Procure sempre o seu gestor em caso de dúvida e dificuldade. É importante você saber que mesmo à distância, você não está sozinho! ?

7 – Expectativas x Realidade

A adaptação é um fator primordial para ambos os lados, tanto para as empresas como para os colaboradores.

É novo, é diferente, é complicado. Mas este é o cenário atual, e é necessário que as expectativas sejam sempre ajustadas e adaptadas à nova realidade.

As horas trabalhadas em casa são na maior parte das vezes, bem diferentes das horas trabalhadas na empresa. Não teria, portanto, como o resultado ser igual.

Como trabalhador home office, faça o seu trabalho executando sempre que possível as demandas que lhe foram confiadas.

Converse com o seu supervisor sempre que houver dúvidas ou pontos a serem alinhados.

É importante que neste momento você se sinta confiante e confortável para executar um bom trabalho!

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