img

Como aplicar Mindfulness no trabalho em 5 passos

Mesmo antes da pandemia do coronavírus, os profissionais de diversos mercados já relatavam aumento na ansiedade e stress. Com todas as mudanças que vivemos nos últimos meses, este problema se intensificou. Em meio ao isolamento social e mudanças no estilo de vida, a necessidade de diminuir a ansiedade e manter a calma virou uma prioridade para muitas pessoas.

Segundo o Google, em 2020, os termos meditação e mindfulness (ou atenção plena) atingiram o recorde de busca dos últimos 16 anos. A pergunta “como fazer meditação para ansiedade” cresceu 4.000% de 2019 para 2020.

Mas afinal, o que é Mindfulness?

Vitor Friary, Diretor do Centro de Mindfulness, explica que “Mindfulness é uma palavra em inglês que significa Atenção Plena. É um estado de atenção especial, em que atendemos às experiências internas (sensações, pensamentos e sentimentos) e externas (sons, pessoas, situações, eventos, cheiros) com uma atitude de abertura, curiosidade e suavidade. De certa maneira, a prática de mindfulness é de contemplação às nossas experiências e aos acontecimentos da vida com maior presença, compaixão e gentileza.” Veja a matéria completa do UOL neste link

Apesar de ter sua origem no budismo, a Atenção Plena não está ligada a nenhuma religião. Meditação é uma das formas de praticar Mindfulness, mas não é a única. Prestar atenção nas suas experiências diárias também é Mindfulness, então você pode encaixar a prática durante o seu dia, por exemplo ao saborear sua refeição, perceber o aroma dos ambientes, sentir sua respiração, atentar-se as sensações no banho, perceber como seu corpo reage a um dia mais frio ou com mais calor, atentar-se aos seus sentimentos, sentir as tensões no corpo e etc.

atenção plena

Resumindo, a técnica é um estado de atenção ao momento presente, sem relação com o passado ou preocupações com o futuro, e pode ajudar muito na vida profissional.

Quais os benefícios da Atenção Plena no trabalho?

  • Treina o foco e a concentração
  • Reduz a ansiedade e stress
  • Melhora a inteligência emocional e a saúde emocional
  • Ajuda nas habilidades comportamentais (soft skills)
  • Auxilia na adaptabilidade a transições
  • Gera ambientes com menos conflito
  • Melhora a comunicação
  • Direciona o foco para a resolução de problemas
  • Ajuda na tomada de decisões
  • Previne o burnout
  • Melhora a memória e a aprendizagem
  • Estimula habilidades de liderança
  • Traz clareza mental
  • Estimula a autonomia através da autoconfiança
mindfulness

Com todos estes benefícios dá para entender porque muitas empresas estão estimulando a prática de Mindfulness entre seus funcionários. Algumas oferecem assinatura de apps para meditação, promovem encontros virtuais para a prática e informam seus colaboradores sobre como essa técnica pode ajudar na qualidade de vida

5 Passos para aplicar Mindfulness na vida profissional

1. Defina seu objetivo

Diariamente, antes de começar a trabalhar, decida o objetivo principal que você quer alcançar naquele dia. Essa meta ajudará a direcionar as suas atividades.

2. Não seja multitarefa

Não se iluda! Diversos estudos já comprovaram que raríssimas pessoas são multitarefa. O que provavelmente acontece é que você muda de tarefa muito rápido e por isso pensa que está executando várias coisas ao mesmo tempo. Na realidade esse hábito é prejudicial ao cérebro e diminui a sua produtividade. A cada vez que você muda de tarefa, seu cérebro precisa de alguns segundos para focar na nova atividade, se você faz isso o tempo todo, seu cérebro fica mais lento e confuso e não o contrário!

Se você está em uma ligação, não tente digitar um e-mail ao mesmo tempo, não pense em outros assuntos. Foque toda a sua atenção a cada tarefa e só comece outra tarefa após terminar a anterior.

3. Faça pausas

No dia a dia é difícil fazer pausas longas para meditar, então tente fazer pausas de apenas 1 minuto! Isso mesmo, apenas 60 segundos para reiniciar a sua mente. Durante este minuto, feche os olhos ou foque o olhar em um ponto fixo, em seguida preste atenção na sua respiração, observe o movimento dos pulmões, o ar entrando e saindo pelas narinas e as sensações no corpo. Não tente modificar nada, apenas sinta. Se seu pensamento mudar para outras atividades, sem julgamentos diga a você mesmo “pensarei nisso depois” e volte a prestar atenção na respiração e sensações do corpo.

Tente fazer estas pausas de 1minuto algumas vezes ao longo do dia, quanto mais você praticar, mais você sentira os benefícios da Atenção Plena.

4. Reclame menos, Aceite mais

Aceite o que você não pode mudar! Não adianta reclamar da pandemia, do preço da gasolina, dos impostos que o Governo cobra, do gestor que está sempre atrasado para as reuniões, da colega que não é criativa, do sistema que é lento e etc.

Se você pode mudar algo que te incomoda, reflita, pense na estratégia e com tranquilidade, arregace as mangas e promova a mudança! Só reclamar não vai resolver sua vida.

Se você está sofrendo com algo que você não pode mudar, não perca mais tempo, aceite a situação, busque uma visão mais positiva e seja feliz!

5. Insista, persista e não desista

Praticar Mindfulness com certeza trará benefícios para sua vida, mas no começo não será fácil. Incluir a prática na sua rotina requer um tempo de adaptação.

Tenha paciência com você mesmo, pratique a autocompaixão e lembre-se: se não conseguir, apenas tente novamente no dia seguinte, sem julgamentos.

mindfulness2

Dica Extra

Além destes 5 passos mais voltados a vida profissional, o ideal é tentar praticar meditação por períodos de no mínimo 5 minutos, pelo menos uma vez ao dia, preferencialmente ao levantar-se de manhã ou antes de deitar a noite.

E nuca se esqueça, Mindfulness é Atenção Plena ao momento presente, em qualquer situação da sua vida.

O ontem já foi e o amanhã talvez não aconteça, a única certeza que temos é o momento presente. Esteja aqui e agora!

Quer mais dicas? Acesse nosso blog e veja outros artigos clicando aqui