img

Dor nas Costas Aumenta no Home Office

Segundo o Google Trends, a busca pela expressão “dor nas costas” aumentou 76% desde o início da pandemia.

Por que esse aumento? Como os eventos aconteceram de forma simultânea, num primeiro momento pode parecer que a dor nas costas é efeito colateral dos casos de COVID, porém muitas pessoas que não tiveram a doença sentiram aumento de dor nas costas, o que nos leva a concluir que essa dor está muito mais relacionada a má postura no home office.

O sonho que virou pesadelo

Poder trabalhar de casa era o sonho de muitos profissionais. Não perder mais tempo em deslocamentos, ficar mais horas perto da família, fazer mais pausas ao longo do dia, tudo isso era um sonho. Realmente parecia uma ótima opção, mas essa expectativa virou realidade somente para alguns casos, para outros, o sonho virou pesadelo.

Ao achar que home office era um sonho, os profissionais esqueceram de considerar que: em casa você tem mais distrações, interrupções, barulho, os filhos demandando atenção, dificuldade de separar vida pessoal da profissional, expedientes de trabalho muito mais estendidos e ambiente inadequado para a postura, causando dor nas costas

Improviso

Com o isolamento social repentino, as pessoas precisaram transformar suas casas em escritórios num curto espaço de tempo, e em muitos casos isso aconteceu de forma improvisada. Mesmo depois de mais de um ano do início da pandemia, o home office da maioria continua sem estrutura adequada.

Trabalhar na mesa de jantar, no sofá ou na cama pode parecer confortável, mas no longo prazo não funciona porque estes ambientes não facilitam o ajuste da postura. O problema de passar longos períodos sentado de maneira inadequada é o risco da dor nas costas se tornar crônica.

Opinião médica

Eduardo Carelli, ortopedista da Rede D’Or São Luiz especializado em cirurgia de coluna explica que “As implicações da má postura para a saúde são inúmeras (…) a dor causa falta de concentração no trabalho e, portanto, rendimento profissional menor do que o esperado.” Veja o artigo completo Dor nas Costas e Home Office da Rede D’Or São Luiz.

Algumas dicas práticas para postura

Mas afinal, como fugir da dor nas costas e conseguir uma postura adequada?

Segue alguns itens para ajudar você nessa missão:

  • A sua cabeça precisa estar equilibrada sobre a coluna, nada de forçar para frente em direção a tela.
  • Seu olhar deve estar direcionado para a frente, não para cima nem para baixo
  • O monitor ajustado ao comprimento de um braço de distância
  • Mantenha os ombros relaxados, não levantados
  • Braços alinhados ao tronco
  • Seu tronco deve estar em contato com o encosto da cadeira, não sente na ponta da cadeira
  • Os cotovelos dobrados em um ângulo de 90 graus e próximos ao corpo
  • Pulsos retos
  • Os braços da cadeira precisam estar ajustado à altura do cotovelo ou abaixados para aproximar a cadeira da mesa
  • Coxas paralelas ao chão e joelhos dobrados a 90 graus
  • A altura do assento precisa estar ajustada para que os pés se apoiem no chão
  • Espaço de 3 dedos entre o assento e a parte de trás do joelho
  • Os pés precisam estar apoiados no chão sustentando o peso das pernas

Outras Dicas

Além das dicas específicas para postura, segue também outras ações que podem ajudar a evitar dor nas costas:

  • Lembre-se de fazer pausas ao longo do dia. O ser humano é bípede! Levante da cadeira, caminhe um pouco, espreguice, olhe na janela, pegue uma água ou um café e se possível alongue-se.
  • Faça exercícios físicos regularmente. O fortalecimento muscular auxilia na estabilização e no alinhamento da coluna.
  • Hidrate-se. A água desempenha um papel vital em todas as atividades celulares. Se seu corpo está desidratado você perde foco, força e energia.

Uma boa opção

dor nas costas

Mesmo em casa você pode ajustar a sua postura e evitar dor nas costas. Se não for possível adequar o ambiente do home office, procure outros locais em que você possa ficar com a ergonomia mais adequada. Coworkings são uma boa opção. No caso da TATO Coworking, investimos em mesas na altura recomendada e cadeiras que seguem as regras de ergonomia e possuem 3 tipos de ajuste: altura do assento, altura dos braços e função relax.

Quer saber mais sobre a TATO Coworking? Entre em contato clicando aqui

Atenção

Se a dor nas costas persistir procure um médico!