6 Armadilhas do Trabalho Remoto

TRABALHO-REMOTO-1

Para alguns, o Trabalho Remoto era um grande objetivo, uma forma de ter mais liberdade, qualidade de vida, ficar mais tempo com a família. O problema é que a maioria das pessoas nunca tinha vivido essa experiência na prática, e nem imaginava os inconvenientes que esta modalidade poderia trazer.

O Home Office funciona para alguns? Claro! Mas dependendo da profissão, personalidade do profissional, tamanho da casa, quantidade de moradores, presença de crianças e pets, capacidade de concentração e etc, o Home Office pode não funcionar

O Trabalho Remoto não é para todos.

Listamos aqui algumas Armadilhas que você deve evitar para conseguir performar no Trabalho Remoto

1. Ambiente Desfavorável

trabalho remoto

Assim como em um escritório tradicional, o Trabalho Remoto precisa de estrutura adequada. Cheque se você possui estes itens antes de começar:

  • Mesa na altura adequada
  • Cadeira com ajuste de altura do assento, altura dos braços, função relax
  • Boa conexão de internet
  • Iluminação adequada
  • Silêncio no ambiente (fuja das crianças, pets, obras nos vizinhos)

2. Falta de Concentração

Fora de um ambiente preparado para o trabalho é muito comum perder a concentração. É importante deixar claro para outros moradores da casa, que você não poderá ajudá-los com as tarefas deles, brincar com as crianças e pets ou realizar afazeres domésticos. Combine o seu “expediente” e peça para não ser interrompido neste horário.

Mesmo para quem mora sozinho, pode ser difícil se concentrar com dezenas de opções de entretenimento a sua disposição, a cama te chamando para um cochilo, ou a geladeira a 3 passos de distância. Para evitar estas tentações, monte sua agenda e siga sua rotina de trabalho como se não estivesse em casa.

3. Cansaço Mental

trabalho remoto 2

A Microsoft realizou um estudo comparando a atividade cerebral de funcionários realizando tarefas pessoalmente a outros realizando as mesmas tarefas remotamente, e descobriram que o trabalho online é mais desgastante mentalmente que o presencial.

Nesta matéria da Exame, o próprio CEO da Microsoft, Satya Nadella, explica que “Com 30 minutos em sua primeira videoconferência pela manhã, por causa da concentração que é preciso ter no vídeo, você já está cansado.”

Portanto, a sensação de cansaço mental após realizar várias reuniões remotas não é apenas uma sensação, é real. Além disso, laços sociais e técnicas colaborativas dificilmente podem ser cultivadas no Trabalho Remoto.

4. Online 24/7

Essa é uma armadilha muito comum nos tempos atuais. Pela facilidade de conexão através de dispositivos móveis, nos sentimos na obrigação de estar disponíveis todos os dias, em todos os horários. A realidade é que não existe uma forma saudável de estar online 24 horas por dia. É necessário determinar bem o seu horário de trabalho, incluindo pausas para as refeições, o cafezinho e até alguns momentos para relaxar e espairecer. Já está comprovado que as pausas melhoras a produtividade e qualidade do trabalho.

armadilhas

5. Procrastinação

O Trabalho Remoto aumenta a tentação de deixar as coisas para depois. Estar em casa traz a falsa sensação de que podemos ficar mais 30min de manhã na cama, assistir mais 15min aquele programa na hora do almoço, e por aí vai. Muito cuidado para não sair demais da rotina e perder prazos para tarefas importantes.

Se você tem interesse em saber mais sobre como evitar a Procrastinação, dá uma olhada nesse artigo completo sobre o tema O Ciclo da Procrastinação: 5 dicas para ajudar no seu dia a dia

6. Falta de Interação Social

Trabalho Remoto não é prisão em casa! Programe-se para mudar de ambiente. A interação social é muito saudável e ajuda na criatividade.

Para mudar de ambiente, você pode trabalhar de um hotel ou um café por exemplo, só tome cuidado para não cair na armadilha #1 e acabar em um ambiente desfavorável e desconfortável.

Se você procura interação social e um ambiente adequado, um coworking pode ser uma ótima opção.

trabalho remoto

Quer saber mais sobre a TATO Coworking? Entre em contato clicando aqui

Clique para WhatsApp
Precisa de ajuda?
Oi :)
Como podemos te ajudar?
Nosso WhatsApp: 11 99476-6018