img

4 Maneiras de Estimular a Criatividade

Ao contrário do que muitos dizem por aí, criatividade não é um dom, nem genética. Algumas pessoas serão naturalmente mais criativas do que outras, mas todos podem aprender e aperfeiçoar a criatividade, assim como qualquer outra competência.

Uma descoberta interessante é que provavelmente você era mais criativo quando criança do que atualmente. Estudos comprovam que a criatividade se perde com o tempo. Isso ocorre principalmente pela forma como as escolas e as famílias conduzem a formação das crianças. Somos ensinados a tomar decisões mais racionais e diretas e isso inibe a nossa criatividade. Se você quiser saber mais sobre o estudo encomendado pela NASA e conduzido por George Land e Beth Jarman, que comprova que aprendemos a ser “não criativos” leia este artigo

Mas ok! O importante é que, apensar de estar menos criativo hoje, você ainda pode utilizar algumas técnicas para desenvolver essa criatividade.

Antes de começar, só precisamos deixar mais um ponto claro:

Criatividade envolve pensamento e produção, ideia e prática. Se você tem ideias mas não traz as suas ideias à realidade, você é apenas imaginativo e não criativo ok?

Ser criativo e inovador não precisa necessariamente ser sinônimo de ter ideias grandiosas e com impacto na vida de milhares de pessoas. Mudanças positivas na sua rotina e na sua empresa já são um ótimo começo. Comece pelo pequeno antes de querer mudar o mundo.

Agora vamos as técnicas que você pode utilizar para aumentar a sua criatividade:

1. Dê um descanso para o seu cérebro

A produtividade não tem nada a ver com horas trabalhadas, nem com fazer mais coisas e sim com como aproveitar seu tempo da melhor forma possível. É preciso tomar cuidado para não ficar com o dia todo cheio de tarefas e esquecer de dar um descanso para o seu cérebro.

Relaxe! Pausas e momentos de ócio são muito importantes para a estimular a criatividade.

Já reparou que algumas ideias surgem quando você está no banho? Isso acontece porque o seu cérebro está relaxado e portanto mais livre para ser criativo.

Existe também um estudo da cientista comportamental Marily Oppezzo que comprova que caminhar pode ajudar na criatividade. Veja aqui o TED Talk completo

2. Observe e questione

As boas ideias não nascem do nada e os acontecimentos que nos cercam podem ser fonte de inspiração para algo inovador. É preciso estar atento ao que acontece no mundo, desde os noticiários até assuntos que circulam nas redes sociais.    

Além de observar, pessoas criativas questionam e buscam a todo momento entender como as coisas são e por que são daquela forma.

Observar e questionar ajuda a criar a sua “biblioteca mental”, seu acervo de ideias, que a princípio são desconexas mas podem ser associadas no futuro. Pessoas altamente criativas são excelentes em associar ideias que resultam em soluções.

3. Experimente a Criatividade

Experimentar ajuda a abrir a cabeça para novos conteúdos e sensações.

criatividade

Você pode começar com coisas mais simples, como por exemplo, ler um livro diferente, assistir a um gênero de filme que você normalmente não assiste, comer algo que você não está habituado, fazer um caminho diferente para o trabalho, um hobby novo e depois migrar para experiências mais complexas, como por exemplo mudar a forma como você trabalha ou tirar férias em um destino exótico.

Quando você experimenta coisas diferentes, você habitua o seu cérebro a tentar coisas novas, buscar outras saídas, achar soluções e aos poucos sua criatividade aumentará.

Como a criatividade consiste em ter ideias e também colocá-las em prática, a experimentação também diminuirá o medo que as pessoas normalmente tem de errar.

4. Faça networking

Da mesma forma que experiências diferentes contribuem para a criatividade, pessoas novas também podem abrir a sua cabeça.

Alguém com uma profissão diferente, uma cultura diferente, uma forma de pensar diferente, agrega muito na sua visão de mundo e com certeza estimula a sua criatividade.

Ainda que algumas pessoas sejam capazes de ser criativas com ideias exclusivamente próprias, aquelas que têm maior potencial para a inovação são as que testam ideias a partir de uma ampla rede de contatos. 

Fazer networking significa trazer outras pessoas e ideias novas para dentro da sua vida. Além de estimular a criatividade você ainda estabelece contatos, constrói relações e abre novas oportunidades.

Quer saber mais sobre a TATO Coworking?

Entre em contato clicando aqui