img

5 Dicas Infalíveis para Reduzir Custos da Empresa (e sem cortar o cafézinho)

Se você leu “Sonho Grande” de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sucupira, provavelmente lembra da recomendação:

Custo é como unha, tem que ser cortado sempre.

A frase faz sentido, mas é importante analisar o contexto e os impactos das suas decisões antes de sair cortando tudo!

Preparamos 5 dicas que vão ajudar você a reduzir custos de forma estruturada:

1. Revise seus custos regularmente

Não se trata de cortar o cafézinho! Reduzir custos não é tão simples assim. Até porque, cortar o cafézinho do seu time não vai te ajudar muito em termos financeiros e ainda pode causar reclamações desnecessárias.

Olhe a conta de internet, água, luz e impressão, mas também busque alternativas menos obvias. Por exemplo, já analisou quanto você paga de tarifa no banco? Será que não existe outro banco que atenda sua demanda e não cobre tarifas?

Revise também seus fornecedores. O contrato que você fechou com seus fornecedores é o que você precisa atualmente? Nada mudou? É possível renegociar algum item do contrato, ou até mesmo trocar de fornecedor?

O segredo é revisar custos regularmente, mas sem focar apenas em cortar itens. Muitas vezes ao invés de cortar, você pode substituir aquele custo por algo mais eficiente. Analisar item a item regularmente pode trazer algumas ideias interessantes para redução de custos.

2. Faça um bom planejamento

Tudo parte de um bom planejamento. E não estou falando apenas de planejar seus custos, mas sim do planejamento como um todo. Não sei se você parou pra pensar nisso, mas um planejamento de vendas mal feito pode aumentar muito seus custos. Sim! É isso mesmo! Por exemplo, se você vender muito mais do que planejou, gastará mais com hora extra e precisará contratar fornecedores de última hora sem fazer uma cotação adequada. Se você vender muito menos do que planejou, vai precisar fazer queima de estoque, ou desativar um serviço que foi mal planejado.

reduzir custos

Planeje tudo! Faturamento, Despesas, Contratações. Faça um plano estratégico para o seu ano, semestre e mês e revise este plano regularmente.

Claro que imprevistos acontecem, mas planeje ao máximo as suas ações. Tudo que precisa ser resolvido de última hora fica mais caro!

3. Analise seu espaço físico

O seu escritório é realmente a estrutura física que você necessita? Poderia haver uma redução de espaço? Uma mudança de escritório pode ser trabalhosa, mas com certeza é uma forma de reduzir custos muito consideráveis no longo prazo.

A empresa pode mudar para um escritório menor e trabalhar com o modelo híbrido, ou seja, os funcionários ficam parte da semana em home office e parte da semana no escritório.

Uma outra alternativa é migrar para um coworking, desta forma você mantém um escritório espaçoso, porém pagando menos, porque somente as estações de trabalho ficam em área privativa e todas as áreas comuns (sala de reunião, recepção, banheiros, copa, área de descompressão) são compartilhadas.

No caso do coworking, além de reduzir custo com estrutura física, você ainda reduz seu custo operacional, pois não precisa se preocupar com a administração do espaço. Seus funcionários tem espaço limpo, internet, café e manutenção sempre em dia.

Outra vantagem do coworking é que você pode aumentar e reduzir o time com mais facilidade, sem precisar investir em novas mudanças e novos contratos.

4. Considere a terceirização

Tudo que não é core business (seu negócio principal, sua atividade foco) pode ser terceirizado. Considere terceirizar serviços que tomam muito o seu tempo e impedem que você foque em trazer mais faturamento.

Contar com os serviços de empresas externas pode ser a solução para reduzir gastos com a seleção, contratação e treinamento de pessoal.

5. Envolva seu time

Reduzir custos precisa ser uma analise constante da empresa como um todo. Envolva seu time, explique a importância deste tema e mostre porque eles devem se preocupar com o assunto.

O seu time está na linha de frente e pode ajudar a encontrar desperdícios e trazer ideias muito interessantes que você não identificaria sozinho.

reduzir custos

Dica Extra: Aumente seu faturamento

Aumentar o faturamento é uma ótima forma de diluir seus custos fixos. Existem muitas dicas para aumentar faturamento, mas esse já é um tema para o próximo artigo =)

Quer saber como a TATO Coworking pode te ajudar a reduzir custos? Então Clica Aqui