Como aumentar o faturamento da minha empresa?

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Essa é uma pergunta que devemos nos fazer sempre.

Aumentar o faturamento precisa ser uma busca constante.

O único cuidado que devemos tomar é o de não esquecer dos custos durante este processo. Algumas estratégias de aumento de faturamento vão exigir investimento, porém estes custos precisam ser avaliados e comparados ao potencial de faturamento incremental.

Este artigo vai trazer algumas estratégias para ajudar você a aumentar o faturamento da sua empresa. Traremos ideias que vão além do óbvio: aumentar o número de clientes.

Então vamos lá!

1. Conheça seu Cliente

Se você não conhece o seu cliente atual, terá muita dificuldade em atrair novos clientes. Trace o ICP (Ideal Customer Profile), que nada mais é do que o Perfil de Cliente Ideal. Com esta informação sua empresa conseguirá traçar estratégias para atrair leads mais qualificados e mais prontos para comprar de você, reduzir cancelamentos futuros e diminuir o custo e tempo da venda. Saber o ICP traz muitas vantagens, separamos aqui um artigo que vai te ensinar a encontrar o seu: Perfil de Cliente Ideal: como traçar o perfil certo para o seu time de vendas?

2. Informe seu Cliente

Agora que você já sabe o seu ICP, crie conteúdos voltados para este público. Você pode até fazer conteúdos mais simples, como post de frases e etc, mas é importante também entregar conteúdo relevante. Isso aumentará o interesse de potenciais clientes na sua empresa e também ajudará a fidelizar os atuais clientes.

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3. Crie Serviços/Produtos Complementares

Você já tem uma base de clientes certo? Então por que não criar serviços ou produtos complementares ao que seu público já compra de você?

Esta é uma forma muito eficiente de aumentar o LTV (Life Time Value) do seu cliente, que traduzindo seria o Valor do Tempo de Vida. Significa aumentar o quanto o seu cliente gastará com você ao longo do tempo em que durar esta parceria.

Para saber mais sobre LTV e a importância deste indicador para aumentar o faturamento, confira este artigo: O que é LTV: entenda essa métrica e sua importância para o negócio

4. Invista em um Programa de Fidelidade

Uma outra estratégia para melhorar o LTV e consequentemente aumentar o faturamento, é criar um programa de fidelidade.

Se bem estruturado, um programa de fidelidade vai ajudar seu público na decisão de comprar mais e durante mais tempo.

5. Avalie seu Marketing e seus Canais de Venda

Os Canais de Venda são os meios que sua empresa utiliza para apresentar seus produtos e serviços para seus potenciais clientes. Podem ser sites, lojas físicas, redes sociais e etc.

Os consumidores são multiplataforma e consomem por canais diferentes, por este motivo você precisa vender em todos os canais em que seu cliente está presente. Claro que você pode começar pelos canais com maior representatividade, mas é importante avançar aos poucos para estar em todos.

Listaremos aqui alguns canais para você avaliar e garantir presença: Site, Google (Meu Negócio e Ads), YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn, Loja Física, Whatsapp, E-mail e o bom e velho Telefone.

6. Tenha uma Estratégia de Precificação

O preço é um fator muito importante na decisão de compra. Avaliar constantemente os seus preços pode aumentar o faturamento. Descubra a precificação praticada pelos seus concorrentes e entenda como está a percepção dos seus clientes em relação aos preços dos seus produtos/serviços.

Esteja disposto a variar seus preços para cima e para baixo, pois muitas vezes uma mudança para baixo agrega bastante volume de vendas, compensando a perda de margem. Uma mudança de preços pode agitar bastante as coisas, então faça com cautela e sem grandes variações (exceto em promoções específicas, é claro)

Precificação é um assunto bastante extenso, então se você quiser saber mais detalhes, dá uma olhada neste vídeo:

7. Revisite Clientes Antigos

Muitas vezes, um cliente que deixou de consumir seus serviços e produtos pode voltar a se interessar pela sua empresa.

Clientes antigos já conhecem sua empresa, o que você tem a oferecer e provavelmente estão no seu perfil de cliente ideal. Fazer uma ação de vendas voltada a estes clientes pode trazer muito resultado. Só tome o cuidado de filtrar caso a caso, porque dependendo do motivo da saída e de como esta parceria foi interrompida, pode ser melhor excluir alguns ex-clientes desta ação.

8. Encante seu Cliente

Encante seu cliente sempre! O mundo já está cheio de gente fazendo mais do mesmo. Seja criativo e diferencie-se!

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