Quando buscamos no Google o termo “como dar feedback” encontramos aproximadamente 1.400.000.000 resultados! Não é a toa que o termo é muito pesquisado, pois saber dar Feedback pode ajudar muito nas relações interpessoais e na conquista de resultados.
Mas afinal, o que é Feedback? O Termo vem do inglês e significa retroalimentação, ou seja, é toda informação fornecida a respeito de uma situação ou comportamento.
E se você está pensando que Feedback é apenas do gestor para o time, está muito enganado! Pensando no ambiente profissional, essa ferramenta pode (e inclusive deve) ser 360 graus, ou seja, o ideal é informar o seu gestor, seus pares e seus liderados sobre como as ações e os comportamentos deles são percebidos. E obviamente você também deve estar preparado para receber o Feedback deles sobre você.
No final deste artigo também deixaremos uma Dica Extra sobre como dar Feedback nas relações pessoais 😉
É importante ter em mente que o objetivo principal da ferramenta é o desenvolvimento e melhoria contínua. O Feedback constante diminui a ansiedade de todos, e orienta para resultados.
Não tenha medo de dar Feedback, lembre-se que é uma ferramenta construtiva, é uma contribuição para a carreira e o desenvolvimento de quem está recebendo o Feedback. N˜ão pense ” ah, dessa vez vou deixar passar” ou “nem vou falar nada porque sei que não vai adiantar”. Se você pensar assim estará prejudicando os colaboradores, o time e a empresa.
Vamos as nossas 5 Dicas:
O Feedback faz parte de uma habilidade muito importante: a comunicação. Normalmente bons comunicadores são mais assertivos nesta tarefa, pois tem capacidade de expor suas ideias de forma clara, assim, quem está recebendo consegue entender melhor a mensagem.
Um livro que pode ajudar muito a desenvolver a comunicação é o Comunicação Não Violenta, de Marshall Bertram Rosenberg. A comunicação não violenta é um processo de pesquisa contínua desenvolvido por Marshall Bertram Rosenberg e uma equipe internacional de colegas, que apoia o estabelecimento de relações de parceria e cooperação, em que predomina comunicação eficaz e com empatia. Se você quiser saber mais sobre este tema, leia Comunicação Não-Violenta (CNV): O que é e como praticar
Não esqueça da empatia, lembre-se que por melhor que você seja dando um Feedback, essa situação normalmente ativa mecanismos de defesa em quem está recebendo, isso faz parte do ser humano. Coloque-se no lugar do outro, ouça as observações com atenção e reflita sobre o que ouviu. Se sentir muita resistência, não insista de imediato, demonstre compreensão, e se for o caso, volte a falar em um outro momento.
A empatia também ajuda a criar um ambiente de segurança e estabilidade, desta forma, quem está recebendo o feedback ficará mais receptivo e disposto a colocar as mudanças em prática.
Algumas pessoas pensam que Feedback é um momento para tratar somente os itens a serem desenvolvidos, pelo contrário! Utilizar esta ferramenta para salientar os pontos positivo também é fundamental, vai motivar quem está recebendo.
Lembrando que, o Feedback negativo é sempre individual e o positivo pode ser individual ou em público, dependendo da situação.
Se você for muito superficial, quem está recebendo o Feedback pode ficar confuso e sem entender a mensagem. Tanto no positivo quanto no negativo, exponha a situação e cite exemplos.
EVITE: João, você anda muito distraído ultimamente, deveria se dedicar mais!
USE: João, percebi que ao entregar o relatório ao Marcos, você não se atentou a pontos importantes, os itens X, Y, Z ficaram incompletos. Como você acha que poderia se dedicar mais? Sugiro que da próxima vez faça a tarefa em um ambiente em que você não seja interrompido.
Quando trata-se de uma situação específica, o ideal é dar feedback próximo ao momento em que a situação ocorreu. Devido ao ambiente público, carga emocional e outros fatores, algumas vezes não é possível que seja imediatamente, mas mesmo assim evite esperar muito.
Além dos Feedbacks do dia a dia, é indicado também ter reuniões específicas e estruturadas para este fim. Algumas empresas tem programas de Feedback 360 graus com reuniões periódicas, desta forma todos tem a percepção de como está a sua performance, como está o time e se a empresa está no caminho certo para atingir os resultados.
Mesmo que não seja uma prática da empresa, peça Feedback para seus pares e liderados. Isso ajudará a manter uma comunicação aberta.
Quando estiver do outro lado, ouvindo as percepções dos outros sobre suas ações e comportamentos, não esqueça:
Normalmente os Feedbacks das relações pessoais tem uma carga emocional maior. Você pode utilizar estes 2 passos simples:
Não aponte o dedo para o outro: Ao invés de dizer: ” Você é (característica)“, o que pode deixar o outro lado sentindo-se acusado e na defensiva, coloque-se na primeira pessoa, descrevendo a situação e sua emoção, seu sentimento em relação a isso: ” Quando você diz/faz (descreva a situação) eu me sinto (descreva como se sente)“
Exemplo: EVITE: Você é grosseiro! USE: Quando você diz que não vai me acompanhar na festa, com esse tom ríspido, eu me sinto chateada e em seguida fico com raiva.
Diga o que você gostaria de fazer, qual seu objetivo e em seguida mostre o impacto positivo que essa atitude trará para a relação.
Exemplo: Se você conseguir ir na festa comigo, mesmo que seja só um pouquinho e depois vá embora, eu ficarei feliz e acho que será ótimo para nossa relação.
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