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Soft Skills: o que são e como utilizar para crescer nos negócios

Se você sempre ouve falar em Soft Skills mas não sabe o que isso significa, muito menos como utilizá-las para crescer nos negócios, esse artigo é para você!

O que são Soft Skills?

São habilidades e competências comportamentais que não estão relacionadas a conhecimentos técnicos. Estas competências tem relação com a maneira como um indivíduo lida com as tarefas, com o ambiente de trabalho, com suas próprias emoções e com os outros.

Alguns exemplos: liderança, comunicação, proatividade, inteligência emocional, flexibilidade, orientação para resultados, empatia, colaboração, planejamento, criatividade, negociação, resolução de problemas, gestão de pessoas, gestão de tempo, aprendizado ativo.

Normalmente o termo vem acompanhado de outra expressão: Hard Skills, que são os conhecimentos técnicos, como por exemplo: formação, idiomas, capacidade de operar determinado software ou determinada máquina e etc.

Essa separação entre Soft e Hard Skills começou a ser adotada no ambiente corporativo há pouco tempo. Antigamente, além de não usar estas expressões, os profissionais não eram avaliados pelas competências comportamentais (Soft Skills), apenas as habilidades técnicas (Hard Skills) eram consideradas. Esse cenário vem mudando cada vez mais, de acordo com a análise da Deloitte, Soft Skills for Business Success, em 2030, 2 em cada 3 empregos serão preenchidos considerando Soft Skills.

Por que as Soft Skills são tão importantes?

A maior diferença entre os tipos de competência está no aprendizado.

Hard Skills são as habilidades técnicas, mais fáceis de serem ensinadas e desenvolvidas, podem ser adquiridas em cursos, na faculdade, em experiências de trabalho anteriores.

As Soft Skills são parte da personalidade dos profissionais, são características que foram formadas ao longo de anos. É claro que estas habilidades podem ser desenvolvidas (como tudo na vida), mas isso pode levar anos e depende muito de um processo interno de autoconhecimento do profissional. Por este motivo as Soft Skills são muito valorizadas.

Como utilizar para crescer nos negócios

As competências comportamentais são importantes para que a empresa atinja os resultados esperados e tenha um ambiente agradável.

Saber identificar características comportamentais nas pessoas ao redor contribui para inúmeras atividades do empreendedor ou gestor, veja alguns exemplos:

Identificar suas limitações: se você sabe quais são as competências comportamentais em que você performa bem e em quais não é tão bom, pode identificar mais facilmente o que precisa buscar nas contratações de time ou até mesmo o que você precisa buscar em um sócio.

Contratar bem: todas as vagas que forem abertas na empresa precisam ter uma lista de Hard Skills e Soft Skills necessárias ao cargo. Se você tiver um candidato muito bom nas Hard Skills requeridas e outro muito bom nas Soft Skills necessárias, opte sempre pelas Soft Skills, que são muito mais difíceis de serem treinadas posteriormente.

Reter talentos: se alguém no seu time tem uma competência comportamental muito difícil de ser encontrada, faça o possível para reter este profissional

Fazer boas parcerias: saber identificar características comportamentais em fornecedores e clientes pode ajudar você a escolher melhor suas parcerias.

Para entender mais sobre o tema, recomendamos o Best Seller Soft skills: competências essenciais para os novos tempos

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