img

O que é um Coworking?

Os coworkings são escritórios compartilhados que oferecem o espaço mobiliado mais uma série de serviços. São ambientes interativos, modernos e equipados para serem flexíveis.

Ou seja, nada de se preocupar com contas de água, luz, internet e IPTU, reformas, manutenção, limpeza, recepção, insumos e organização do local. Nada disso!

O espaço de coworking possui equipe de limpeza, copa e administração, para que você não precise desviar um minuto da sua atenção para essas coisas.

Coworking é o local perfeito para executar suas funções, sem preocupações secundárias que não fazem parte do seu negócio.

Os coworkings facilitam a vida dos profissionais que frequentam esses espaços. Tudo ali é gerido, pensado e montado para trazer mais conforto e facilidade para os coworkers.

Estações fixas individuais, salas privativas, salas de reunião e até escritório virtual são alguns dos serviços oferecidos pelos coworkings.

Table of Contents

Como um Coworking ajuda você?

Construir um negócio exponencial é o sonho de todo empreendedor!

É muito desafiador abrir um negócio no Brasil. A burocracia e os altos custos iniciais impedem que estas jovens empresas iniciem suas atividades e cresçam rápido. A boa notícia é que existe uma forma de gastar menos, ser mais produtivo e focar no que realmente importa! Basta procurar um coworking.

CNN publicou uma matéria completa mostrando que o mercado de escritórios compartilhados está acelerado no Brasil e no Mundo: Procura por Espaços de Coworking Sobe mais de 90% em Todo o Mundo

Esse novo modelo de espaço de trabalho vem revolucionando o mercado porque agrega os benefícios de estar em um ambiente estruturadoprofissional, com redução de custos, além de aumentar a produtividade e oportunidades através de networking.

Vantagens de um Coworking:


1. Ambiente estruturado e pronto para trabalhar

Sabemos que para evitar custos elevados, muitos empreendedores iniciam suas atividades sem espaço de trabalho adequado. O coworking possui uma estrutura já montada e não é necessário se preocupar com:

  • Mobiliário
  • Luz
  • Água
  • Aluguel
  • IPTU
  • Internet
  • Impressoras
  • Sala para reuniões, apresentações e palestras
  • Recepção
  • Recebimento de correspondências
  • Serviço de limpeza e copa
  • Café
  • Lounges
  • Espaços para interação


2. Mais profissionalismo para o Negócio

Se você estiver pensando: “Ah, coworking não é pra mim, eu faço home office

Cuidado! Qualquer negócio precisa de ambiente adequado para deslanchar. Home office pode funcionar em alguns casos, mas normalmente, em casa não há estrutura adequada que garante o foco. Distrações e interrupções podem trazer prejuízos a produtividade. Muitas vezes a vida pessoal é impactada quando o trabalho é realizado home office. E se o seu cliente quiser te visitar? Como recebê-lo e causar uma boa impressão?

Outra vantagem do coworking é atribuição de uma imagem profissional aos empreendimentos.

Estar presente em um ambiente físico, preparado para receber clientes, parceiros e fornecedores é extremamente importante para construir credibilidade e confiança. Grandes negociações podem ser prejudicadas se não houver estrutura adequada.


3. Redução de custos e aumento de capital para investimento

Uma das maiores vantagens do coworking para criação de um negócio exponencial, é a sua redução de custos. Como não existe a preocupação com estruturas físicas e aluguéis por longos períodos de tempo, sobra mais dinheiro para investimento no negócio de fato.

Além dos custos com aluguel, luz, água, IPTU, internet e equipamentos, é importante considerar os custos não previstos, como manutenção, custos trabalhistas, reformas e etc. Também é importante lembrar que o tempo desperdiçado resolvendo problemas de facilities custa caro! No coworking você se preocupa apenas com o seu negócio e não precisa lembrar de comprar papel higiênico ou consertar a impressora que quebrou.

Um coworking é no mínimo 30% mais barato que uma estrutura própria (considerando o mesmo bairro, tipo de mobiliário, qualidade da infra-estrutura e número de funcionários). Esse valor pode chegar a 70% dependendo do tipo de negócio.


4. Aumento da produtividade da equipe

Para que um negócio seja exponencial, o time precisa ser produtivo. As atividades precisam ser executadas com qualidade e no menor tempo possível.

Como são profissionais de diferentes áreas atuando em um mesmo local, o processo de aprendizagem é muito acelerado. Sempre tem alguém que sabe como resolver aquele bug no notebook, uma fórmula de planilha ou dar uma dica de marketing digital.

Estar em um ambiente que foi 100% projetado para elevar a produtividade é fundamental. O ambiente de trabalho precisa ser agradável e adequado para que o time possa performar bem.


5. Networking garantido no Coworking

Em um coworking sempre tem café fresquinho para acompanhar uma boa conversa, tudo é pensado para promover a colaboração e o compartilhamento, o que gera muito networking!

Também é possível alavancar parcerias e aumentar as vendas através do crescimento rápido da rede de contatos. Quem sabe uma empresa “vizinha” não precise dos serviços da sua?

Normalmente os escritórios de coworking estão em regiões bem localizadas e próximas a grandes centros comerciais. A maioria deles também conta com eventos que agitam a comunidade e alavancam ainda mais a troca de experiências. O conceito de comunidade é muito forte!

Quer conhecer mais sobre a TATO Coworking? É só clicar aqui