Está na hora de entender de uma vez por todas o que é Inteligência Emocional, essa habilidade que vai mudar a sua vida pessoal e principalmente profissional!
O conceito foi desenvolvido em 1990 pelos psicólogos Peter Salovey e John Mayer mas só ficou amplamente conhecido quando Daniel Goleman, psicólogo e PhD da Universidade de Harvard escreveu o livro “Inteligência emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente”, com mais de 5 milhões de cópias vendidas no mundo todo e tradução para 40 idiomas.
Salovey e Mayer explicam que Inteligência Emocional é a capacidade de perceber as emoções, assimilá-las ao pensamento, compreendê-las e saber regulá-las em si próprio e nos outros
Goleman descreve a inteligência emocional como a capacidade de gerenciar os sentimentos de modo que eles sejam expressos de maneira apropriada e eficaz.
Em resumo: a IE é a capacidade de lidar com emoções, canalizando-as de forma adequada.
A Inteligência Emocional facilitará o seu desenvolvimento pessoal e profissional, seja para quem empreende ou para quem quer crescer na carreira. Na vida pessoal a IE vai fortalecer os relacionamentos e deixar o convívio social mais saudável e harmonioso.
Para empreendedores, a Inteligência Emocional refletirá diretamente em gestão de pessoas, negociação com clientes e fornecedores, administração de crises, resiliência e liderança.
Para quem almeja crescer na carreira, a Inteligência Emocional é muito valorizada e está entre as Soft Skills mais procuradas pelo mercado de trabalho. Se você não sabe o que são Soft Skills e a importância delas, leia esse artigo: Soft Skills: o que são e como utilizar para crescer nos negócios.
A Inteligência Emocional é observada desde o momento da contratação até eventuais promoções, porque funcionários mais equilibrados tendem a tomar melhores decisões, tornar o ambiente de trabalho mais saudável e consequentemente trazer resultados positivos para a empresa.
Dá uma olha na quantidade de benefícios que a Inteligência Emocional trará para a sua vida:
– Sensação de bem-estar (menos stress)
– Melhora na performance
– Automotivação
– Relações interpessoais melhores
– Mais habilidade na gestão de pessoas
– Tomada de decisão mais equilibrada
– Diminuição da ansiedade no trabalho
– Poder de negociação
– Administração de crises
– Melhor uso do pensamento e raciocínio
– Resiliência
– Autoconhecimento
– Melhora na habilidade de liderança
– Definição de metas mais inteligentes
– Foco e determinação no cumprimento de objetivos
– Crescimento da produtividade
– Melhor administração do tempo
– Mais responsabilidade e comprometimento.
É preciso conhecer as próprias emoções para conseguir gerenciá-las. Conhecer a si mesmo é fundamental. Tente lembrar de situações passadas e analise a forma como você reagiu em cada uma delas, assim você poderá reconhecer seus padrões de comportamento e os gatilhos que acionam suas emoções. Se tiver dificuldade de lembrar de situações passadas, comece a anotar, ao final de cada dia, quais foram as situações que despertaram sentimentos e como você lidou com eles.
Saia do piloto automático. Para conseguir conhecer suas emoções você precisa estar consciente e atento. Observe quais são as reações da mente e do corpo, além das sensações e dos pensamentos que foram instigados por cada situação.
Agora que você conhece as emoções, sempre que elas aparecerem, mantenha o seu percurso e tente manter a calma. Agir sem pensar é natural do ser humano, pois no tempo das cavernas, a agilidade poderia salvar uma vida, mas atualmente a impulsividade não é boa na maioria das situações. Não é fácil ter autocontrole, mas quanto mais atento às emoções você estiver, mais fácil será perceber cada emoção logo no início para controlá-la antes que ela fique muito intensa.
Emoções negativas (raiva, medo, tristeza) fazem parte da vida e é inevitável que elas aconteçam, porém quando permanecem conosco por muito tempo ou de forma muito intensa, acabam com a nossa estabilidade. Para ter uma vida saudável é necessário descobrir formas de manter estas emoções sob controle.
A motivação ajuda a recuperar a força mais rápido para continuar firme em busca dos propósitos. Enxergar os tropeços e obstáculos de forma positiva e como lições aprendidas, ajudará a controlar os impulsos.
A forma como vivemos nos tempos atuais nos deixa sob pressão constantemente, e se não soubermos lidar com essa situação podemos ficar mais ansiosos e com maior dificuldade para lidar com as emoções. Algumas dicas como fazer uma lista de tarefas com prioridades, cuidar da saúde e ter momentos de lazer podem nos ajudar a aliviar a pressão.
É preciso saber que os sentimentos dos outros devem ser considerados. A empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro e quando somos empáticos ficamos mais compreensivos e deixamos nossas emoções em segundo plano, dessa forma fica mais fácil controlá-las.
As interações humanas são muito importantes porque somos seres sociáveis. Tanto na vida pessoal quanto profissional, precisamos conviver em harmonia, construindo relações positivas e saudáveis.
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