img

Trabalho Híbrido: 4 Vantagens

Tudo na vida tem um lado bom! Uma das boas heranças da pandemia de Covid-19, o trabalho híbrido, desponta como principal mudança das relações de trabalho para um futuro próximo.

Quem não se lembra das autoridades públicas proferindo a frase “fique em casa”, no auge da pandemia de Covid-19, que assolou o Brasil e o mundo? Essa foi a senha para o universo das relações trabalhistas se voltar à uma solução para boa parte dos colaboradores das empresas, investindo no homework e no trabalho híbrido.  

Mas o que é o trabalho híbrido? 

Esse tipo de configuração é aquela em que parte dos dias trabalhados na semana é feita nos escritórios das empresas e outra parte acontece em casa ou nos coworkings, geralmente próximos das casas dos trabalhadores. 

Os dias trabalhados na empresa contribuem para o estreitamento de laços entre os colaboradores, uma vez que haverá maior contato entre os praticantes do trabalho híbrido e as demais equipes. 

Entretanto, não há uma regra que valha para todos os casos de trabalho híbrido. Individualmente, toda empresa tem a possibilidade de escolha do tipo de formatação mais propício para a sua atividade. 

CASO A CASO

Dessa forma, torna-se imprescindível observar as características próprias de cada negócio, o core business da empresa e não esquecer das necessidades de cada setor e de seus respectivos trabalhadores. 

Uma inegável vantagem do trabalho híbrido para as empresas é a economia que as mesmas fazem com consumo de energia elétrica, água e demais insumos para manter parte das equipes que podem optar pelo trabalho híbrido. O aluguel dos espaços para os colaboradores também passa a figurar como um item da economia que se faz com esse modelo de trabalho. 

REVOLUÇÃO

O trabalho híbrido é o coração de uma revolução das relações de trabalho do século 21, possível a partir da informatização e da internet, nascidas a partir da segunda metade do século 20. Essas mudanças criaram a flexibilização na maneira de compreender e realizar o tempo laboral. Segundo Tiago Alves, autor do livro “Nem Home, Nem Office”, o trabalho híbrido veio para ficar. 

Em sua obra, Alves afirma que os trabalhadores desse início de século querem “sair de casa alguns dias da semana para alternar com o home office, mas querem também interagir com outras pessoas em escritórios perto de nossas casas”. 

A FORÇA DO TRABALHO HÍBRIDO

Esse misto de situações trabalhistas é a grande força do trabalho híbrido, cuja flexibilidade garante ao colaborador de cada empresa ambientes que proporcionam trabalho mentalmente menos estressante, nos coworkings ou em casa e um crescimento profissional junto às equipes no trabalho nos escritórios da empresa. 

A opção do trabalho híbrido, realizado em coworkings próximos de casa, permite a diminuição do stress quando liberam o trabalhador que evita as horas de trânsito enfrentada no veículo ou no transporte coletivo para cruzar a cidade e chegar na empresa. Trabalhar em coworkings tem ainda a grande vantagem de não ser interrompido pelos afazeres e parentes que solicitam a atenção do trabalhador. 

Escritórios remotos são como um posto avançado, um escritório satélite da empresa em que o colaborador trabalha. Unem as vantagens de eliminar o tempo perdido no transporte até a empresa e proporcionam um ambiente altamente profissional, que não é possível quando se realiza o trabalho híbrido a partir de casa. 

VIRANDO LEI

Nos últimos anos, a importância do trabalho híbrido ganhou tal dimensão que o governo federal apresentou no Congresso Nacional, nos primeiros meses de 2022, uma Medida Provisória que regulamenta o trabalho remoto e o sistema híbrido. Trata-se da MP 1108\2022, que ainda não foi votada. Está nas mãos dos deputados e senadores tornar lei o mais novo modo de trabalho do mercado. 

4 VANTAGENS DO TRABALHO HÍBRIDO

1. Custos reduzidos

Os gastos com as equipes de trabalho são reduzidos, já que as equipes de colaboradores que comparecem diariamente na empresa são menores. Dessa forma, os custos com a manutenção da companhia caem vertiginosamente, como por exemplo, energia elétrica, água, aluguel, internet, vale-refeição, vale-transporte, equipamentos e outros. 

Dependendo do número de colaboradores das equipes, a empresa pode alugar espaços de coworking, com valores mais acessíveis do que a manutenção da estrutura presencial. 

2.Menos rotatividade

Numa formatação em que os trabalhadores não se veem obrigados a comparecer à empresa, tão somente para cumprimento da jornada de trabalho, estes sentem-se sobrevalorizados nos seus postos e ficam inclinados a permanecer por maior tempo na função. Outro ganho do trabalho híbrido é o melhor reconhecimento da marca por parte dos colaboradores e candidatos. 

3. Comodidade

Trabalhar em casa ou numa estação de coworking é certamente uma opção bastante cômoda para o colaborador que tem uma boa estrutura de trabalho em casa ou proximidade de um coworking para realizar o trabalho híbrido. 

O modelo de trabalho híbrido proporciona o melhor gerenciamento do tempo por parte do colaborador, isso porque ele não gastará mais horas no trânsito para chegar à empresa todos os dias. Esse modelo de trabalho resulta em benefícios para a saúde do trabalhador, já que o desgaste com o pré e o pós-trabalho, bem como com o trabalho em si, é menor.  

4. Produtividade e Bem Estar

Assim, o trabalho híbrido proporciona uma maior produtividade para o colaborador e ao mesmo tempo gera momentos livres para que se dedique a atividades que causam bem estar, aumentando também o contato com familiares e amigos.

Gostou destas dicas e quer saber mais sobre a TATO Coworking? Clique aqui