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A Era da Comunicação Digital

Uma verdadeira revolução dos costumes e dos meios de produção veio na esteira da digitalização inventada em meados do século 20

Desde a idade da pedra, quando o homem deixava suas impressões sobre o mundo desenhadas nas paredes das cavernas, a comunicação sempre foi uma necessidade do ser humano.

Saltando dessa era para o século 20 da era moderna, a comunicação analógica da escrita, telégrafo, telefone, rádio e até mesmo da televisão foi atropelada pela invenção do código binário,  dos computadores e da informática.

Com eles, nascia a comunicação digital, após a criação da World Wide Web (www) ou Teia do Tamanho do Mundo, criada em 1992 pelo físico inglês Tim Berners Lee. Então, comunicação digital é simplesmente a soma tanto dos métodos quanto das ferramentas de comunicação aplicados à web, às redes sociais e aos dispositivos móveis.

A www é o coração da Internet e da comunicação digital, levando as pessoas em qualquer parte do mundo a acessar textos, imagens e sons contidos nos sites (endereços eletrônicos). A “aldeia global”, termo forjado por Marshall McLuhan na fértil década de 60 abraçava o planeta Terra.

Revolução

Essa revolução nos meios de comunicação abriu as portas e as janelas para a invenção de redes sociais como o Orkut, ICQ, Facebook, Twitter, WhatsApp, Telegram, Instagram e ferramentas de áudio e video, como o próprio WhatsApp e Skype.

Ferramentas como o aplicativo Wase (com base na tecnologia GPS – Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global) usam a comunicação digital a partir de satélites geoestacionários, para guiar seus usuários e informar, em tempo real, as condições de trânsito, tempo estimado de viagem, acidentes etc.

Recentemente as redes sociais ganharam bilhões de usuários, crescendo tanto nas funções quanto na aproximação das pessoas em todo o mundo.

Hardwares como smartphones, tablets, notebooks, desktops e computadores de bordo são utilizados no mundo todo nas casas, nos escritórios, indústria, comércio, serviços, terceiro setor e agronegócio.

As distâncias foram eliminadas com auxílio da comunicação digital. O mundo ficou ao alcance dos dedos.

LCD e LED

Telas de LCD ( Liquid Crystal Display ou Tela de Cristal Líquido) substituíram os primeiros monitores monocromáticos de fósforo e depois os tubos catódicos.  Pouco tempo depois, essa tecnologia ficava obsoleta e surgia a tela de LED (Light Emiter Diode ou Diodo Emissor de Luz), também presente nos chips de computadores, responsáveis pela transformação de energia elétrica em luz.

Ainda nos anos 60, o desenho animado Space Ghost já antecipava, em praticamente meio século, o que seria o smartphone. Outra animação dos anos 60, Os Jetsons, mostrava uma casa totalmente automatizada, bem como o uso de robótica.

Também o seriado Agente 86 mostrava o agente secreto Maxwel Smart falando com um telefone sem fio nem antena aparente, escondido na sola do sapato. Talvez o avô dos smartphones atuais, que usam pesadamente a comunicação digital.

As 5 principais Características da Comunicação Digital

1 – A comunicação digital é aquela que tem o poder de definir tanto as estratégias quanto as ações de comunicação imersas no contexto digital.

2 – No ambiente corporativo, a comunicação digital é um elemento que deve ser operado com extrema atenção, pois influencia diretamente na maneira com a qual os clientes da empresa enxergam a marca no mercado.

3 – A velocidade dos avanços tecnológicos exige do gestor da comunicação digital a também rápida e constante atualização do manejo e replicação às equipes de trabalho de tudo o que aperfeiçoa a comunicação e seus resultados. No campo social, as redes de comunicação social também são fortes disseminadoras de novas tecnologias que tem efeito de melhorar e expandir a rede.

4 – A comunicação digital não deve esquecer que toda comunicação pressupõe engajamento. Nas empresas, isso garante uma maior fidelidade na relação clientes-empresas.

5 – Nas relações internas das empresas, a comunicação digital promove o engajamento dos trabalhadores e amplia o sentimento de cada um em pertencer ao negócio, aprimorando seu desempenho no trabalho.

Criando bilionários

Para “rechear” a internet com as ferramentas de comunicação digital, surgiram nos Estados Unidos, fabricantes de computadores (hardwares) e programas (softwares). Especialmente na Califórnia nascia o Vale do Silício, berço dos microchips, a alma dos computadores.

A expansão da comunicação digital deve muito ao californiano Steven Paul Jobs, mais conhecido como Steve Jobs (1955-2011). Ele criou os computadores Macintosh, os famosos Mac, fabricados pela sua empresa Apple, a maçã com uma mordida.

Criou também os iPhone, os mais cobiçados smartphones da atualidade, além dos iPad, os tablets com tecnologia iOs. Ao longo de sua vida, amealhou uma fortuna calculada em US$ 300 bilhões. Jobs foi pioneiro na criação e difusão dos computadores pessoais.­­

Se Jobs foi o mago dos computadores pessoais (desktops, notebooks, tablets e smartphones), Bill Gates (William Henry Gates III), norte-americano também nascido em 1955, criou a Microsoft e softwares para navegação (Internet Explorer) e o famoso Windows, amealhando uma fortuna de US$ 124 bilhões, figurando durante muitos anos com­­­­­­­o o homem mais rico da Terra.

Elon Reeve Musk, mais conhecido como Elon Musk, é um empreendedor nascido na África do Sul em 1971 e naturalizado canadense e norte-americano. Entre outras empresas é CEO da Tesla, fundador e diretor executivo e técnico da SpaceX e mais recentemente adquiriu o Twitt­­­­­­­­­­­­­­­er. De acordo  com a Forbes, em 2022 ocupa o primeiro lugar no ranking dos mais ricos do mundo, com uma fortuna estimada em mais de US$ 188 bilhões.

Como podemos auferir, a comunicação digital é uma fonte para alavancar os negócios das empresas e é, até hoje, um meio fantástico para o enriquecimento dos criadores de hardwares e softwares. Saiba agora algumas dicas para planejar a comunicação digital da sua empresa.

5 Dicas da Comunicação Digital

1 – Saiba quem é o seu público.

2 – Realize um planejamento de mídias online e externas.

3 – Formule conteúdo de qualidade e publicidade que cause impacto.

4 – Esteja nos locais e ambientes onde seu cliente está, com mídia online ou offline.

5 – Meça os resultados tanto nas mídias online, quanto offline e não esqueça de corrigir as falhas estratégicas.

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