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Dicas de Planejamento Estratégico para 2023

Veja como sua empresa pode planejar as ações estratégicas para o ano que se aproxima

Para sua empresa garantir a navegação em mar tranquilo no ano de 2023 é necessário se formular o planejamento estratégico. A elaboração das estratégias empresariais que serão utilizadas nos próximos 12 meses, é uma tarefa não só necessária, mas fundamental para traçar as ações que visam corrigir rumos, estabelecer metas e fazer um checkup, confrontando o que foi planejado com o que foi executado. Esse conjunto de providências além de medir a saúde da empresa, indica se o caminho percorrido está correto ou precisa de novos reajustes.

Indicadores macroeconômicos são uma importante ferramenta para traçar os parâmetros das metas projetadas para o ano de 2023. A economia brasileira, contrariando as expectativas mais pessimistas, vai fechar o ano com um ligeiro crescimento do PIB, gerando um alento para as companhias que vislumbram um mercado em ascensão no próximo ano.

A real eficácia do planejamento estratégico anual está no fato de avaliar o desempenho dos vários setores da empresa e promover a tomada de decisão, conforme a meta planejada. Ele permite também mostrar o atual status da companhia, ou seja, o ponto de partida para a formulação dos objetivos a serem alcançados pela empresa.

Alguns administradores defendem que o planejamento estratégico seja feito em períodos mais curtos do que o ciclo anual. Planejamentos mensais possibilitam um ajuste mais curto do desempenho da empresa.

O planejamento estratégico para 2023 leva em conta não só os elementos internos da empresa, medidos durante o ano de 2022, como também os elementos externos como as variáveis de mercado e as ações dos governos municipais, estaduais e federal. Planejamento estratégico permite avaliar e implantar ações de melhor assertividade diante do futuro que se aproxima.

A realização do planejamento estratégico para 2023 é o momento ideal para confrontar os parâmetros de missão, visão e valores da corporação com o que está sendo feito pelos colaboradores e pela empresa de uma maneira geral e se o realizado está para mais ou para menos em conformidade com o  negócio para o qual ela existe.

A execução do planejamento estratégico para 2023 passa pelo estabelecimento de metas e objetivos almejados. O que não se pode esquecer são as diferenças entre elas. No campo das metas, sua principal função são as conquistas a curto prazo e que devem ser relevantes, mensuráveis, específicas, alcançáveis e com tempo bem definido  No que tange aos objetivos, estão relacionados aos maiores resultados da corporação.

No planejamento estratégico para 2023, não esqueça de delinear o público- alvo da empresa. Para tanto é preciso conhecer seus hábitos de consumo.

Entrre os principais pontos do  planejamento estratégico da companhia é imprescindível destacar a importância do monitoramento dos resultados alcançados. Esse pente fino sobre o core bussiness da empresa é importante para a aferição do resultado final. Ferramentas como o retorno sobre o investimento, índice de lucratividade e absenteísmo, bem como a evasão de clientes, entre outros, podem ajudar positivamente na composição do planejamento estratégico para 2023.

Outro importante elemento para calibrar positivamente o planejamento estratégico  é a pesquisa de mercado, cuja investigação dos parâmetros é capaz de contribuir, e muito, para entender as tendências do mercado futuro, especificamente do ano de 2023. Uma pesquisa bem calibrada ajuda no mapeamento  e desenvolvimento das estratégias para o ano que se aproxima.

Dicas para o planejamento estratégico 2023

1 – Corte os gastos desnecessários

O correto é não ter gastos desnecessários. Mas se por ventura houver esse tipo de gastos, proceda firmemente sua eliminação. Como exemplo, a empresa pode trocar o plano de telefonia por um mais barato. Criar uma política de economia no consumo de energia elétrica é também uma possibilidade, especialmente para as pequenas e médias empresas.

2 – Evite a inadimplência dos clientes

Essa dica é muito importante para tirar a empresa do saldo negativo. A primeira providência é compreender porque os clientes estão deixando as contas em atraso.

3 – Analise e entenda o fluxo de caixa da empresa

Frequentemente os balancetes das empresas ficam no vermelho porque os seus gestores desconhecem o fluxo de caixa. Em outras palavras, não sabem quanto dinheiro entra e quanto sai do caixa. Ao implantar um fluxo de caixa na instituição, o gestor passa a saber quais são as despesas e o que é essencial naqueles números.

4 – Proceda à renegociação das dívidas existentes

Depois de proceder eliminando os gastos desnecessários, estabeleça o diálogo com os credores para esticar o perfil das dívidas ou parcelar os valores. Deixe claro a intenção de quitar as dívidas junto aos fornecedores para manter a reputação da sua companhia.

5 – Não misture as contas pessoais com as contas da empresa

Muitos empresários não tomam o cuidado de separar as contas da empresa das despesas pessoais. Quando isso acontece, fatalmente as dívidas aumentam. Para que isso não ocorra, é necessário estabelecer um valor de pro-labore e assim não gastar pessoalmente mais do que esse valor previamente estabelecido.

6 – Criar estratégias para aumentar o ticket médio

Outra dica eficaz para fazer com que sua instituição saia do vermelho é fazer os seus clientes aumentarem os gastos no seu negócio. Entenda-se por ticket médio o gasto médio que os consumidores dispõe ao comprar os produtos ou serviços da sua companhia. Criar um programa de fidelidade ajuda muito a execução dessa dica. Ainda no que tange ao ticket médio, uma boa medida é a diversificação do portfólio de produtos ou serviços, o que possibilita contribuir com a margem de lucro de uma maneira bastante racional.

7 – Monitore, de forma intensiva, os principais indicadores

Depois de acabar com as dívidas, é preciso empreender esforços para que as novas contas não deixem de ser pagas e nem ao menos sejam pagas com atraso. Uma boa atitude é acompanhar com o máximo de proximidade os principais indicadores que meçam o desempenho da empresa.

Há uma série de métricas para diagnosticar a saúde da instituição e é necessário escolher as mais úteis. Dentre elas, a da lucratividade e do atendimento ao cliente. Arregace as mangas, não deixe de levantar os dados relevantes de sua empresa e proceda ao planejamento estratégico para 2023.

Feliz ano novo!

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