Ano Novo: Como uma simples virada de ano no calendário pode impactar psicologicamente a vida das pessoas e modificar seu comportamento
Embora o tempo possa ser contado por intermédio de calendários e relógios, a noção do tempo e dos nomes e números que damos aos dias, meses e anos é meramente burocrática e subjetiva. Senão vejamos, qual é, objetivamente, a diferença entre o dia 31 de dezembro e o dia 1º de janeiro? O calendário nos diz que mudamos de ano, no dia 1º de janeiro, mas, na prática, é apenas mais um dia em nossas vidas.
Por volta do ano 3000 a.C, os egípcios criaram o primeiro calendário que se tem notícia, o calendário solar. Esse instrumento de contar tempo media 365 dias. Na era moderna, o ser humano adotou o calendário gregoriano, criado em 1582 pelo papa Gregório XIII (1502-1585).
O primeiro dia do ano é um dia como outro qualquer, exceto pelo balanço que muitos fazem da vida e dos negócios, acrescentando listas de promessas que fazemos a nós mesmos, como se vivêssemos com um manual de instruções.
No mundo corporativo, especialmente nas empresas mais organizadas, o ano novo vem acompanhado do infalível planejamento estratégico, que em muitos casos, é tido como um guia para o sucesso empresarial.
Os sábados, domingos e feriados são diferenciados dos demais dias úteis pelo fato de a maioria das pessoas não trabalhar. Mas eles são apenas dias de 24 horas, com alvorada e pôr do sol.
Entretanto, não se pode negar que os trabalhadores vão para suas casas no dia 31 de dezembro e voltam para o trabalho dia 2 de janeiro com as baterias recarregadas, cheios de novos planos e metas para o ano que se inicia.
Dezembro então se configura no tempo em que se planificam e se impoem metas para os 12 meses do ano novo. E as ideias para esse planejamento se abastecem nas energias da renovação, que vem incluídas no novo ciclo.
Até as músicas e propagandas do período das festas fornecem senhas para os desejos de ano novo: “Adeus ano velho, feliz ano novo, que tudo se realize no ano que vai nascer. Muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender”.
Quem não inclui em seus desejos a saúde perfeita e boas quantias de dinheiro na conta bancária? Frequentemente na lista de providências para o ano novo também figuram os pedidos de ascensão profissional e crescimento empresarial.
É inegável o efeito psicológico que a passagem do ano velho para o ano novo causa nas pessoas. Elas escolhem alimentos que “dão sorte”, como lentilha e romã (nesse caso, depois de comer os gominhos da romã, deve-se guardar as algumas sementes na carteira para ter sorte durante o ano todo).
Se estão no litoral, pulam sete ondinhas, vestem roupas brancas, pela paz, vermelhas para melhorar o aspecto sentimental ou amarelas, para ganhar mais dinheiro.
Os dias 31 de dezembro e 1° de janeiro passam e as energias canalizadas na passagem de ano acompanham o trabalhador no dia 2 de janeiro, que chega no escritório cheio de bons fluidos e determinado a fazer a empresa crescer e ascender junto com ela.
O chefe, fatalmente, reune a equipe e compara o desempenho do ano retrasado com o passado e traça metas para este novo ano que se inicia. O planejamento estratégico é a bola da vez em toda empresa, desde o CEO até os mais baixos escalões. Todos, recarregados de energias com o reveillon, tratam de executar o planejado para o Ano Novo.
Nos escritórios, as equipes trabalham com esforço redobrado para cumprir com assertividade as metas traçadas no mês passado. Os gestores, assim como a passagem de ano, dão injeções de ânimo aos seus comandados, porque é ano novo, vida nova.
Então, o ano novo é uma convenção que atinge em cheio o psicológico das pessoas e é transformado em realidade positiva, que mexe diretamente com a vida de cada um. Um brinde ao ano novo!
1 – Prepare um café da manhã reforçado – Muitos especialistas dizem que o café da manhã é a principal refeição do dia. Então, capriche no cardápio dessa refeição para ter energia suficiente em cada um dos próximos 365 dias.
2 – Beba bastante água mesmo se não estiver quente – Outra dica de saúde é beber de dois a três litros de água por dia. Muitas pessoas não dão a devida atenção para a ingestão de água, mas é cientificamente provado que hidratar-se melhora a disposição, concentração, qualidade das unhas, do cabelo e da pele, aumentando a sensação de bem estar.
3 – Coloque metas para o novo ano – Para dar-se uma injeção de ânimo da maneira que você precisa, a dica é colocar numa folha de papel as metas que se quer alcançar. Tais metas podem ser pessoais ou profissionais, não esquecendo que se deve escolher objetivos alcançáveis e mudanças positivas.
4 – Ponha em prática um hábito que precise contrair ou modificar – Muitas promessas que fazemos para o ano novo, sabemos, de antemão, que não vamos cumprir. Que tal fazermos promessas factíveis, como comer mais salada, tomar mais água, frequentar uma academia? Pouco importa o hábito que você quer iniciar ou modificar, mas sim o que vale é adotá-lo com persistência.
5 – Faça uma faxina no armário – Aproveite o feriado do ano novo e proceda a uma limpeza no seu armário. Separe as roupas que estão sem uso e coloque-as para doação. Joque fora papéis velhos e documentos que estão sem valor e aproveite para se livrar de tudo o que está ocupando espaço em sua vida.
6 – Viva o presente – A atual geração se acostumou a viver com o pensamento no futuro. O resultado é um crescimento de diagnósticos de ansiedade e estresse nos consultórios médicos. Que tal proceder a uma mudança e viver um dia de cada vez, curtindo o momento atual? Quando vivemos com intensidade o presente, controlamos a sensação ruim de esperar pelo futuro e damos atenção às atividades e situações que precisam do nosso empenho no presente.
Copyright TATO COWORKING 2019. All Rights Reserved.
designed by Maioli Design