img

5 Vantagens de Trabalhar em Coworking

Você, que trabalha em home office, leia com atenção este artigo e descubra as principais vantagens de trocar sua casa pela modernidade, conforto e ambiente profissional de um coworking.

Os coworkings são uma estrutura de serviço relativamente nova no Brasil. O primeiro escritório compartilhado nacional surgiu em 1º. de outubro de 2008 na cidade de São Paulo, com apenas 16 lugares, na rua Fradique Coutinho, no bairro dos Jardins. Pouco tempo depois, a demanda por escritórios compartilhados crescia exponencialmente.

Passados quase 15 anos, a expansão e aperfeiçoamento dos coworkings vem acompanhando a modernização da digitalização do trabalho e existem opções em todo o Brasil, para todos os perfis de profissional e para todos os bolsos.

VANTAGENS

Para você, que ainda está estruturando seu negócio a partir da própria casa, ou que trabalha remoto para uma empresa, selecionei cinco vantagens de trabalhar em coworking:

1 – Aumento de produtividade;

2 – Redução de custos;

3 – Networking;

4 – Qualidade de vida;

5 – Endereço comercial.

Então vejamos o que cada ponto aqui levantado pode fornecer ao seu negócio, quando a opção – vantajosa – for pelo trabalho em coworking.

1. AUMENTO DE PRODUTIVIDADE

Ao trocar o ambiente residencial pelo coworking, você dirige toda sua atenção para o seu trabalho e decreta o fim das interrupções tão comuns e frequentes que ocorrem no ambiente familiar.

Essa atenção focada nos afazeres do seu negócio, que é frequente e comum nas estações de trabalho do escritório compartilhado, leva fatalmente a um aumento de produtividade quando o trabalho é realizado no coworking, em comparação com as tarefas empresariais executadas em casa.

Porque ninguém pode negar que é quase impossível manter a atenção e dedicação  ao trabalho empresarial que se realiza, quando um familiar pede o auxílio para a resolução de um problema ou a ajuda em uma determinada tarefa “caseira”.

Quando você opta por trabalhar em um escritório compartilhado, o trabalho flui sem interrupções e muitas vezes adicionado de estímulos profissionais, posto que a convivência com os colegas de coworking é altamente profissional, num ambiente empresarial.

2. REDUÇÃO DE CUSTOS

Dentre as vantagens de trabalhar em coworking, a redução de custos é um dos pontos que mais influencia quando da tomada de decisão de trocar a residência pela estação de trabalho compartilhada.

Em casa, você tem de arcar com as despesas de energia elétrica, internet, água, café, entre outros. Já numa estação de trabalho em escritório compartilhado todos esses gastos já estão inclusos no preço da diária ou mensalidade, bem mais suaves do que as contas de uma residência.

A outra redução de custos se dá também quando a comparação é feita entre uma sala comercial e um coworking. O aluguel da sala é sempre bastante oneroso e quando somado a todos os outros custos fixos que uma sala comercial exige, o custo fixo mensal fica maior ainda. No escritório compartilhado o custo de uma sala privativa é entre 30% e 60% menor do que o custo total da sala comercial tradicional. Sem contar que o custo de uma sala comercial é normalmente fixo por pelo menos 30 meses, com contratos burocráticos e necessidade de fiador, e no coworking os contratos tem prazos menores e são mais simples.

Reduzir custos é sempre uma meta para qualquer empresa que almeja sucesso. A relação entre o coworking e o cliente é sempre “ganha-ganha”, com o usuário do escritório compartilhado reduzindo seus custos e o coworking cumprindo sua missão.

Quem não quer um ambiente moderno, com todos os equipamentos com tecnologia de ponta, aconchegante e onde se respira o ar empresarial, tudo isso com preços competitivos? Coworking é a resposta.

3. NETWORKING

Outra grande vantagem de trabalhar em coworking é o estabelecimento de uma profissional rede de contatos, a networking. No escritório compartilhado você vai encontrar profissionais de várias áreas do conhecimento humano e assim formará uma natural rede de trabalho, podendo trocar experiências, muito além das redes sociais pessoais que normalmente todos temos.

Advogados, publicitários, trabalhadores autônomos e freelancers, só para citar alguns profissionais, utilizam o coworking para viabilizar seus negócios, e é com eles que se pode montar uma networking muito rica em experiências profissionais.

Imagine quanto se pode ganhar com o networking que se forma naturalmente nos escritórios compartilhados. Seu patamar empresarial ganha em upgrade, o que certamente catapultará sua posição no mercado profissional.

O networking do coworking traz para você benefícios como soluções de problemas na área do marketing, administrativa, jurídica, recursos humanos e várias outras.

4. QUALIDADE DE VIDA

Certamente optar por trabalhar em um coworking resulta em ganhos de qualidade de vida. Chega de ser interrompido no seu trabalho em casa por um membro da família que requer atenção. Isso desconcentra e prejudica a execução dos afazeres empresariais, posto que muitas vezes é quase impossível paralisar seu trabalho para atender o requisitante da atenção.

No coworking você estará em um ambiente profissional, podendo estabelecer uma rotina de trabalho para seu negócio, utilizar as salas de reunião e etc. O coworking torna seu trabalho mais estruturado, organizado e com fluidez de maior velocidade, melhorando a qualidade de vida, já que eliminará as intermináveis horas de trabalho em casa, isoladas e estafantes.

Os benefícios para a sua vida profissional se estendem até mesmo quando se faz aquela paradinha para o café, que no coworking está sempre pronto, quentinho, bastando só consumi-lo.

5. ENDEREÇO COMERCIAL

Quando se está trabalhando em um coworking, diferentemente do trabalho em domicílio, o profissional tem como ganho para seu negócio o endereço comercial. Com ele pode receber clientes, correspondências, fazer reuniões de equipe, tudo com o máximo de profissionalismo.

Com o endereço comercial fornecido pelo coworking, sua empresa pode fazer cartões de visita, websites e materiais de divulgação da empresa. Assim, seu negócio pode sair de casa e ter um local extremamente profissional, com custos reduzidos.

Imagine uma reunião com seus colaboradores. Não é viável em sua residência, ao passo que no coworking existem espaços próprios para isso, que são as salas de reunião, totalmente equipadas para todo tipo de reunião em grupo.

Como esse tipo de escritório está estrategicamente localizado, perto dos centros comerciais, os deslocamentos das equipes para reuniões são sempre facilitados, gerando conveniência para os colaboradores e para o próprio chefe de equipe, você.

Eu poderia descrever em várias outras linhas as vantagens de trabalhar em coworking, mas estes são os principais benefícios gerados pelos escritórios compartilhados.

Com tantas vantagens, o que você está esperando para levar sua empresa para um coworking? Clique aqui e fale com a gente!