img

9 Dicas para Organizar sua Vida Financeira

Aqui você vai encontrar dicas para organizar sua vida financeira pessoal e não cair na tentação de misturar as finanças da empresa com as pessoais

Por José Oswaldo Cascino Cardoso

Depois da pandemia de Covid-19, e porque não dizer até mesmo antes dela, a economia brasileira tem tirado o sono de muita gente. Para sobreviver às agruras da falta de emprego e da escassez de dinheiro, milhares de brasileiros passaram  a controlar com mais rigor os recursos que passam por suas mãos todos os meses.

Organizar a vida financeira deixou de ser uma opção para se tornar uma necessidade de sobrevivência. Especialmente para aquelas pessoas que além da vida financeira pessoal, tem as finanças da empresa para gerir.

A seguir, daremos 9 dicas para você organizar sua vida financeira:

1 – Separe as finanças pessoais das profissionais;

2 – Disciplina e planejamento;

3 – Estabeleça metas para economizar;

4 – Faça um orçamento;

5 – Cuidado com o cartão de crédito;

6 – Não faça dívidas;

7 – Faça uma reserva para emergências;

8 – Pratique bons hábitos;

9 – Aprenda a guardar dinheiro

1. Separe as finanças pessoais das profissionais

A pessoa jurídica e a pessoa física devem ter suas finanças separadas. Para isso, devem ser abertas uma conta corrente pessoa jurídica e outra para a pessoa física.

Porque a pessoa jurídica tem de fazer a conciliação bancária, que é a declaração de entradas e saídas da empresa. Se faz necessário abrir uma conta bancária para a pessoa física e outra para o CNPJ. Esse procedimento evitará que as duas contas se misturem.

2. Disciplina e planejamento

Preste atenção nesta dica para organizar sua vida financeira pessoal. Disciplina e planejamento são a espinha dorsal para suas finanças pessoais. Como você vai lidar com metas, datas e números, há que se ter disciplina ao lidar com as muitas ações voltadas para um objetivo comum: organizar suas finanças.

De mãos dadas com a disciplina, está seu irmão gêmeo, o planejamento. Não se pode esperar disciplina no manejo do seu dinheiro se esta não for orientada pelo planejamento das ações financeiras. Juntas, são o coração da organização financeira pessoal. 

3. Estabeleça metas para economizar

Procure fazer uma projeção financeira. Isso vai lhe ajudar a ter o controle de todo dinheiro gasto e onde ele está sendo gasto.

Esse procedimento vai permitir que não só o dinheiro que sobra no final do mês seja economizado, mas proporciona, por exemplo, adiar certas despesas e passá-las para o mês seguinte, ou simplesmente não fazê-la, buscando alternativas para aquele gasto.

Um valor mensalmente projetado pode ser separado para uma reserva e colocado em uma conta diferente daquela usada para os gastos diários.

4. Faça um orçamento

Anote todos os seus custos fixos (água, energia elétrica, aluguel, telefone e outras). Em seguida, calcule qual é a média desses gastos. O resultado é o seu famoso custo de vida

Como esse total consome parte da sua receita todos os meses, é preciso monitorar suas futuras despesas, para não gastar esse valor, que deve ser separado no momento em que entram as suas receitas.

E, por fim, o total que sobrar após cobrir o “custo de vida”, deve ser gasto com os custos variáveis, investimentos ou na criação de uma reserva financeira.

5. Cuidado com o cartão de crédito

Muitas vezes o endividamento pessoal acontece pelo uso indiscriminado do cartão de crédito. É muito comum que você, no papel de consumidor, faça seus gastos mensais com a receita do seu trabalho e o dinheiro acabe antes do novo aporte de receita chegar à sua conta.

Como o nome está dizendo, cartão de “crédito” antecipa um crédito em dinheiro e é preciso ficar muito atento para não cair na tentação das compras parceladas que vão se acumular e comprometer, muitas vezes, além do que se tem de receitas todos os meses.

6. Não faça dívidas

Se você não tem dívidas, já é um grande passo para a organização de sua vida financeira. Mas se atualmente você contraiu uma ou mais dívidas, essa é a prioridade que terá para resolver e organizar-se financeiramente.

Contas em atraso são como dívidas, já que geram taxas e juros, impedindo você de economizar e manter o controle. Nesses casos, a totalidade do dinheiro que é recebido é canalizado para o pagamento de contas, focando o objetivo principal na quitação das contas, que foram transformadas em dívidas.

Uma maneira de resolver essa questão é renegociar ou até mesmo parcelar as dívidas, se livrando desse empecilho para organizar sua vida financeira.

7. Faça uma reserva para emergências

Para não ser pego de surpresa quando uma situação de emergência acontecer, é preciso fazer uma reserva para emergências. Esse fundo de emergências será muito útil quando houver problemas de saúde, concerto do carro ou até mesmo rescisão de contratos. A reserva proporciona tranquilidade financeira nos casos de imprevistos.

8. Pratique bons hábitos

Depois de se livrar de atitudes que depõem contra os bons hábitos para organizar sua vida financeira pessoal, como contrair dividas além da capacidade financeira de saldá-las, é de bom grado cultivar hábitos como não realizar compras por impulso, sem a real necessidade de fazê-las.

9. Aprenda a guardar dinheiro

Quando você aprende a poupar dinheiro é porque adquiriu a maior parte dos hábitos que concorrem para organizar sua vida financeira. Se você aprendeu a evitar gastos supérfluos, priorizando o que é mesmo necessário efetuar em gastos no seu orçamento mensal, fatalmente irá sobrar fundos para você realizar uma poupança, que no futuro será muito útil para a execução de seus projetos.

Essas são as principais dicas para você organizar suas finanças pessoais e separa-las das finanças da empresa. O sucesso da sua vida pessoal e profissional depende de atitudes simples, mas especialmente eficazes.

Organizar-se financeiramente é a chave para o sucesso pessoal e empresarial. Esse posicionamento na sociedade e na empresa garante boa parte das ações necessárias para a manutenção das pessoas no seleto grupo de vencedores.

api.whatsapp.com/send?phone=5511994766018(abrir em uma nova aba)

Comece agora mesmo a organizar sua vida financeira e esteja pronto para alcançar mais rapidamente suas metas.

Depois de organizar sua vida financeira, você notará como o dinheiro é uma ferramenta que, se bem usada, ajuda enormemente na conquista dos objetivos pessoais e empresariais.

Quer conhecer mais sobre a TATO Coworking? Clique aqui e fale com a gente!