No mundo agitado e acelerado de hoje, encontrar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é um desafio constante para muitas pessoas. A pressão para alcançar o sucesso profissional muitas vezes nos leva a negligenciar outras áreas importantes de nossas vidas. No entanto, é possível alcançar um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal. Neste artigo, exploraremos o conceito de work-life balance e compartilharemos dicas práticas para ajudá-lo a alcançá-lo.
Por José Oswaldo Cascino Cardoso
O work-life balance, ou equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, refere-se à busca de uma distribuição saudável e harmoniosa do tempo e da energia dedicados ao trabalho e às atividades pessoais. É encontrar uma forma de conciliar as demandas profissionais e as necessidades pessoais, mantendo a qualidade de vida e o bem-estar em ambos os aspectos.
A expressão, em inglês, work-life balance, significa um conjunto de fatores tendentes ao equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
Equilíbrio. Essa é a chave do work-life balance, estado físico e espiritual em que a pessoa prioriza de maneira igual as ações da carreira profissional e as da vida particular. Muitos profissionais almejam tranquilidade durante a ascensão na carreira e, ao mesmo tempo, perseguem o bem-estar mental, físico e emocional nas experiências pessoais.
Garantir o work-life balance é cada vez mais uma preocupação das empresas. Esse equilíbrio entre vida profissional e pessoal precisa ser alcançado sem comprometer o rendimento da carreira profissional e a saúde mental.
Mas por que muitos profissionais buscam o perfeito equilíbrio entre as vidas profissional e pessoal? A resposta está na fuga da satisfação de uma das “vidas” em detrimento da outra. Quando há o desequilíbrio de uma das partes, o colaborador da empresa acaba colocando em risco o progresso da vida profissional ou pessoal. Esses dois lados da moeda precisam estar sempre balanceados, sob pena de comprometer o sucesso de um ou de outro.
Implantar o work-life balance junto aos colaboradores só traz benefícios para o funcionamento da empresa, uma vez que o funcionário que está satisfeito com sua vida familiar, trabalha focado em sua vida empresarial, sem desviar a atenção para o que seria momentos de estresse em casa, produzindo mais e melhor.
Por outro lado, o equilíbrio da vida empresarial faz com que o profissional não leve as frustrações do trabalho da empresa para a vida pessoal, gerando momentos de absoluto bem estar. Em outras palavras, o work-life balance é alcançado quando a vida profissional está em perfeito equilíbrio com a vida pessoal, uma somando benefícios com a outtra, em perfeita harmonia.
Chamamos esse equilíbrio de Nirvana, um sólo fértil e balanceado, em que se pode plantar as sementes do progresso profissional e pessoal, sem favorecer uma vida em detrimento da outra. O equilíbrio é a meta tanto da empresa quanto do funcionário, um dependente do outro para estabelecer o balanço que faz os dois momentos da vida se harmonizar.
A seguir, algumas dicas para conquistar o work-life balance:
É essencial ter clareza sobre quais são suas prioridades tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Identifique os objetivos importantes em cada área e organize seu tempo de acordo com eles. Isso ajudará a evitar a sensação de estar constantemente sobrecarregado e permitirá que você dedique tempo adequado a cada aspecto de sua vida.
No ambiente de trabalho moderno, a linha entre vida profissional e pessoal pode se tornar tênue. No entanto, é importante estabelecer limites saudáveis para proteger seu tempo pessoal e preservar sua saúde mental. Determine horários específicos para o trabalho e reserve tempo para atividades fora do ambiente profissional que sejam significativas para você, como hobbies, exercícios ou momentos de relaxamento.
Quando o colaborador estiver em casa, nas horas de lazer, deve evitar o famoso “levar trabalho para casa”, e deve dedicar seu tempo em casa para realizar atividades pessoais, cuidados com si mesmo e o lazer, bem como atenção para com a família.
É preciso que os colaboradores tenham liberdade para realizar os trabalhos cotidianos. É necessário que o controle do tempo, a produtividade e o work-life balance sejam uma realidade na empresa. Para tanto é preciso que a realização das metas aconteça da mais exata forma possível.
Nesse processo é inevitável que os atores do trabalho usem mais, progressivamente, a tecnologia. Sistemas inteligentes, responsáveis pela digitalização de processos, são ferramentas cada vez mais necessárias na busca do estabelecimento do work-life balance. Programas de inteligência artificial (AI) são coadjuvantes cada vez mais utilizados para a busca do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
Cuide de si mesmo tanto física quanto mentalmente. Reserve tempo regularmente para atividades que promovam o bem-estar, como exercícios físicos, meditação, leitura ou qualquer outra coisa que lhe traga prazer. Lembre-se de que sua saúde e felicidade são essenciais para ter sucesso tanto no trabalho quanto na vida pessoal.
Aproveite as oportunidades de networking para conhecer pessoas interessantes e ampliar sua rede de contatos. Conectar-se pode trazer benefícios tanto para sua carreira quanto para sua vida pessoal. Se você quiser saber mais sobre este tema veja aqui um artigo completo sobre Networking.
Depois de ler este artigo e conhecer a importância do work-life balance, você certamente vai buscar o equilíbrio entre as ações da vida profissional e pessoal. De quebra, vai prestar mais atenção nas ações do cotidiano e buscará o “balanço” das ações que promove, seja como colaborador na empresa onde trabalha ou presta serviços, seja no âmbito das relações familiares.
Work-life balance, seu trabalho e família jamais serão vistos com os mesmos olhos e sua carreira profissional ganhará um impulso rumo ao progresso laboral.
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