No Empreendedorismo, a taxa de mortalidade dos pequenos negócios ainda é muito alta, mesmo assim, a cada 5 minutos um novo negócio é aberto no Brasil!
Por José Oswaldo Cascino Cardoso
Recente levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) revela que mais de 40% dos brasileiros gostariam de ter o seu próprio negócio, mas cerca de 35% deles têm medo de fracassar nos primeiros dez anos de vida.
Esse medo se justifica porque estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) dão conta que 48% das pequenas empresas brasileiras não conseguem sobreviver até os três anos das empresas.
Ainda no aspecto da sobrevivência das empresas, o Sebrae divulgou Pesquisa sobre a taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas no Brasil. De acordo com pesquisa realizada com pequenos e microempreendedores, o comércio tem a maior taxa de mortalidade em cinco anos, 30,2%. A menor taxa de mortalidade foi verificada na indústria extrativa, com 14,3% que fecharam em 5 anos. Entre as empresas de pequeno porte, a taxa de mortalidade após cinco anos de atividade é de 17%.
Se você não quer fazer parte dessa estatística de mortalidade das empresas nos cinco primeiros anos de vida, veja dez dicas sobre o que fazer nos primeiros anos de vida da sua empresa.
Para sobreviver no empreendedorismo e não ter surpresas com o mercado e com o público que seu negócio irá atender, é extremamente importante conhecer o mercado e o tipo de cliente que você vai atender. Para isso, você deve pesquisar o ambiente mercadológico que você quer se inserir, bem como o público alvo de seu negócio.
Você deve dimensionar o tamanho da sua empresa e realizar aportes financeiros de acordo com esse tamanho. Não caia na tentação de realizar grandes empréstimos e ficar refém de uma grande dívida. Agora você é o empresário e não mais o empregado. O planejamento financeiro deve ser de médio prazo e tem de levar em conta a necessidade de trabalhar com um capital de giro.
Aconteça o que acontecer nos primeiros anos do seu negócio, você deve manter a fidelidade aos valores que você adotou no começo da sua empresa. Ser fiel aos valores que constituíram a origem do seu empreendimento funciona como uma sólida espinha dorsal sustentando o empreendedorismo, tornando o negócio coeso, com as áreas integradas.
Durante a criação e implantação do seu projeto de negócio é uma atitude de precaução que você monitore a concorrência para estabelecer e dimensionar o seu negócio. Esse estudo e monitoramento da concorrência deve ser uma ação permanente, como forma de evitar a perda de mercado e até o fechamento da empresa.
Monitore frequentemente as empresas fornecedoras de produtos e serviços para sua empresa. Geralmente os preços sofrem uma grande variação de um fornecedor para outro e no momento de fazer as contas com esses gastos pode-se encontrar uma grande diferença entre os fornecedores e ajudá-lo no empreendedorismo.
O marketing de sua empresa deve ser bem estudado e, de preferência, escolhido mais de um tipo de marketing. Se você iniciou sua propaganda com o tradicional boca a boca, não deve apoiar seu marketing apenas nessa opção, mas também fazer uso de mídias profissionais e até mesmo as da moda, como as redes sociais.
Tenha pensamento e atitudes de inovação. O uso de tecnologias modernas por si só não garantem a atitude de inovação, posto que muitas empresas não tem como negócio principal a tecnologia. O uso de estratégias alternativas, formatação de novos produtos e serviços e condução do negócio de forma sustentável são práticas de inovação.
A competição natural do mercado requer que você invista tempo e recursos em ações que capacitem sua equipe de colaboradores, mesmo se for em número reduzido. E se a situação de sua empresa for de caixa baixo ou restrito, pesquise os eventos, palestras e cursos gratuitos, que geralmente instituições de fomento empresarial disponibilizam para empresas atuantes no mundo dos negócios.
Com o advento da internet, os clientes da atualidade ficaram em um alto grau de exigência quanto aos produtos e serviços que consomem, portanto é preciso mapear e customizar os desejos e preferências dos clientes. Analistas de mercado ressaltam que o atendimento ao cliente se revestem de uma grande importância no balizamento e desenvolvimento em bases sólidas para todos os negócios.
Da mesma maneira que o ambiente externo da empresa deve ser observado e cuidado para que a saúde do negócio seja o mais saudável possível, o ambiente interno ou o ecossistema interior, se você preferir chamá-lo assim, deve dispensar cuidados igualmente importantes. Entre as medidas que você pode aplicar ao ambiente interno estão a atenção às finanças da empresa, sempre separada das finanças pessoais, cuidar da qualidade de vida de todos os integrantes do negócio, bem como estimular o aprimoramento constante dos colaboradores e dos dirigentes da empresa.
Com essas dicas, você poderá dar um passo à frente no caminho a ser trilhado para fazer sua empresa suplantar os primeiros anos no mercado, sobrevivendo a este período mais crítico da vida de seu negócio e seguir fortalecido na selva do empreendedorismo. Observe que são dicas simples, mas que farão toda diferença para que sua empresa fique fortalecida e não naufrague nesse mar revolto que constitui os cinco primeiros anos de vida do seu negócio.
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