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Estratégias de marketing para empreendedores

Tão necessário quanto a administração do seu negócio, o marketing muitas vezes assume importância crucial para o empreendimento e precisa ser trabalhado como prioridade para fazer a empresa crescer

Por José Oswaldo Cascino Cardoso

A formatação de todo empreendimento requer atenção em multissetores, como administração, recursos humanos, marketing etc. Mas é justamente no marketing que o empreendedor precisa realizar investimentos importantes para atrair e manter clientes que consumam seus produtos ou serviços.

Certamente você já ouviu a frase “quem não é visto, não é lembrado” e isso praticamente determina a morte do negócio por vendas escassas. Investir em propaganda – nas diversas mídias analógicas e, principalmente, digitais – fará com que seu produto ou serviço seja visto e, consequentemente, lembrado por um público que cresce exponencialmente no universo dos meios de comunicação.

Mas que bicho é esse – de sete cabeças – que precisa receber atenção especial do empreendedor a ponto de se tornar uma ferramenta estratégica, muitas vezes o coração do negócio?

Vamos aqui reforçar os 6 pontos essenciais para as estratégias de marketing para empreendedores:

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1 – Invista na criação e solidificação da sua marca

A marca/logo é a identidade da empresa. É preciso que essa imagem traduza o ideal do negócio. Ao criar a empresa você deve destinar parte do investimento inicial para criar a marca que vai “conversar” com seus clientes.

O principal atributo da marca é transmitir credibilidade aos seus produtos ou serviços, para que os consumidores confiem naquilo que seu negócio contém. Essa estratégia de marketing funciona como cartão de visitas para seus produtos ou serviços. Sobretudo ela tem extrema importância pois é o coração da identidade visual,  que constará em todas as suas peças publicitárias e impressos em  geral.

2 – Os quatro Ps do marketing

Produto, preço, praça e promoção. Esses são os famosos quatro Ps do marketing. Eles devem ser trabalhados por sua empresa com bastante carinho e atenção. Os quatro Ps precisam estar de acordo com o core business do empreendimento, especialmente no tocante aos objetivos que o negócio se propõe. Tanto o produto, o preço, a praça e a promoção precisam ser considerados conjuntamente, pois cada qual depende do outro como os elos da corrente do marketing. Os empreendedores de sucesso constróem suas estratégias mercadológicas, trabalhando com atenção e investimentos esses quatro pilares do marketing.

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3 – É preciso conhecer seu cliente

Estratégias de marketing também dependem de pesquisas para mapear quem são seus clientes (público alvo) e qual o perfil do cliente (persona) que compra seus produtos ou serviços.

A princípio, os conceitos de público-alvo e persona podem parecer meio parecidos. Mas um exame mais minucioso revelará as diferenças entre eles. Público-alvo é o conhecido coletivo de pessoas com as mesmas características e que podem comprar seus produtos ou utilizar seus serviços em um ou mais momentos da vida.

A persona é um conceito mais lato sensu, concentrado, que define francamente os dados do seu cliente perfeito. E você pode perguntar como se chega à definição desse cliente perfeito? A resposta está nas pesquisas com os primeiros clientes – se você está abrindo seu negócio – ou com os clientes atuais – se o seu empreendimento já está funcionando há algum tempo.

Aliás, pesquisas são uma excelente ferramenta para orientar e reorientar, corrigir rumos e metas em qualquer negócio. Uma boa pesquisa é um eficaz termômetro que se lança mão entre as ferramentas estratégicas de marketing.

4 – Sondando as necessidades do cliente

Já que estamos no campo das pesquisas, é de muita valia conhecer as necessidades do cliente, para que se possa desenvolver estratégias para atendê-las.

Saber como o cliente se sente durante a experiência da compra é uma fantástica bússola para proporcionar não só os produtos e serviços que atendam e até mesmo superem suas necessidades.

Essa estratégia de marketing vai além e determina também o ambiente de compra mais propício ao cliente, seja a loja física tradicional ou o vasto campo digital.

Ferramentas digitais, como as redes sociais, são excelentes medidores de quantidade e qualidade de participação do cliente. Prospectar nas redes sociais, como o Instagram e o Facebook é uma excelente estratégia para analisar o comportamento do cliente e do futuro cliente.

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5 – Navegando no marketing digital

O cenário presente da civilização pós moderna é crescentemente digital. Aplicativos e sites como o chat GPT vão consolidando a Inteligência Artificial (AI) como o mais nova ferramenta tecnológica da internet. O futuro, descrito na ficção científica há algumas décadas, já chegou.

O maketing digital atual deve, necessariamente, navegar nas redes sociais e utilizá-las para propagar sua marca, produtos ou serviços. E um meio de comunicação altamente eficaz e muito utilizado por empresas de todos os portes é o e-mail marketing. A internet tem boas orientações de como criar e utilizar-se do massivamente propagado e-mail marketing.

6 – Conteúdo

Não se pode esquecer que, ao utilizar as ferramentas do marketing digital, o conteúdo é tão importante quanto a forma. É preciso entender que o marketing de conteúdo é muito mais do que uma forma de expor seus produtos e serviços, mas um intermediário entre o que o cliente procura e o que sua empresa está vendendo. Essa interface pode acontecer por meio de ebooks, blog posts e apresentações, só para citar alguns suportes.

Esses pontos descritos acima são alguns dos mais importantes no âmbito das estratégias de marketing para empreendedores. Certamente ao lidar com esses seis pontos destacados você acabe desmembrando alguns deles e descubra novas necessidades na difícil, mas compensadora, tarefa de colocar no mercado o que você tem de melhor em matéria de produtos e/ou serviços.

Então, agora é colocar a mão na massa e tornar seu empreendimento conhecido e admirado entre os consumidores, um verdadeiro campeão no seu segmento de mercado.

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