O mundo nos cobra produtividade, a empresa (seja nossa ou não) nos cobra produtividade, nós mesmos nos cobramos produtividade.
Gretchen Rubin, autora dos best-sellers The Happiness Project e The Four Tendencies descreve bem essa sensação de auto cobrança e do entendimento sobre o que é Produtividade: “Eu sempre tive a sensação desconfortável de que se eu não estivesse sentada de frente para o computador e digitando, eu estava desperdiçando meu tempo — mas eu me obriguei a ampliar minha visão do que é ser ‘produtiva’. O tempo gasto com minha família e amigos nunca foi desperdiçado.”
Você já se sentiu assim? Você sabe o que é produtividade?
A produtividade não tem nada a ver com horas trabalhadas, nem com fazer mais coisas e sim com como aproveitar seu tempo da melhor forma possível. É preciso tomar cuidado para não deixar de ter tempo para uma atividade de lazer, um projeto pessoal, amigos e família.
Um estudo da Stanford University, mostra que uma pessoa que trabalha 55 horas por semana produz o mesmo que uma que trabalha 70 horas. É isso mesmo que você leu! 20 horas a mais de trabalho nem sempre geram mais resultado. Esse estudo comprova que produtividade não está relacionada apenas a tempo, mas também com atenção e energia empregadas nas suas atividades, ou seja, para ser produtivo, além de fazer gestão do seu tempo, você precisa também estar engajado e presente com a mente plena. Se você quiser saber um pouco mais sobre Atenção Plena, veja este artigo: Como aplicar Mindfulness no trabalho em 5 passos
Para ser produtivo, é necessário mais do que o gerenciamento do tempo; também é necessária a gestão de energia e atenção. Ser produtivo é ter a quantidade certa de tempo, atenção e energia. — Chris Bailey
O objetivo deste artigo é apresentar técnicas que podem ajudar você a realizar suas tarefas e ainda ter mais tempo. Você pode se adaptar melhor a algumas técnicas e não gostar de outras, por isso é válido testar todas e analisar qual funciona melhor para você. Também é possível incluir mais de uma técnica na sua rotina.
Vamos lá:
A Matriz de Eisenhower é uma metodologia que ajuda a priorizar as tarefas. Utilizando a matriz, você não corre o risco de se afundar na avalanche de tarefas que aparecem no seu dia e deixar de fazer as que são mais importantes.
Dwight Eisenhower foi presidente dos Estados Unidos e desenvolveu esta técnica que ajuda muito na produtividade. Segundo Eisenhower, “o que é importante raramente é urgente, e o que é urgente raramente é importante”.
Como usar?
Conforme as demandas aparecerem, separe-as nestes 4 quadrantes de acordo com o grau de importância e urgência:
Importante e Urgente -> Esta você deve priorizar, FAÇA AGORA
Importante e Não Urgente -> AGENDE para um outro momento
Não Importante e Urgente -> DELEGUE para terceiros
Não Importante e Não Urgente -> DELETE, se não é urgente nem importante, não se preocupe com esta tarefa.
Esta técnica foi criada por David Allen, que escreveu o livro Getting Things Done ou A Arte de Fazer Acontecer (em português). O GTD possui 5 passos para fazer as coisas acontecerem. Vou resumir estes passos abaixo, e se você quiser saber mais sobre esta metodologia de produtividade, não deixe de ler este artigo: Método GTD: o que é e como começar a usar
Nesse TED Talk você acompanha David Allen falando um pouco mais sobre o Getting Things Done
Nossa mente não consegue ficar plenamente focada em uma atividade por mais de alguns minutos. Alguns intervalos de descanso podem ajudar a relaxar nosso cérebro e deixá-lo mais preparado para a próxima atividade.
Com base nesse funcionamento da nossa mente, foi criada a técnica Pomodoro. É bem simples: a cada bloco de 25 minutos realizando tarefas, você descansa 5 minutos. Fazendo isso, o cérebro não se cansa e podemos manter um bom ritmo de produtividade por longos períodos. Além disso ficamos focados na atividade porque sabemos que em alguns minutos teremos uma pausa para relaxar, olhar o celular, tomar um café e etc.
Se você quiser testar, indico o Tomato Timer para ajudar a controlar estes intervalos.
Essa também é bem simples mas ajuda demais no dia a dia! Você pode utilizar para tarefas de curto prazo, como o dia ou semana, ou para objetivos de longo prazo, como mês e ano.
Vamos usar tarefas do dia como exemplo: no início do seu dia, escreva quais são as 3 coisas mais importantes que você precisa finalizar e comece por elas, desta forma, ao concluir estas 3 principais, você se sentirá vitorioso e mais motivado para fazer as outras tarefas.
O kanban organiza as atividades de forma visual, o que ajuda a acompanhar tarefas. Você precisa dividir suas atividades em colunas e o mais indicado é que estas colunas sejam: itens que devem ser feitos, itens nos quais você está trabalhando no momento e itens finalizados, mas você pode usar colunas diferentes que funcionem melhor para seus projetos.
Para deixar o kanban sempre visível, você pode utilizar post-its ou gerenciadores de tarefa como por exemplo o Trello e o Asana.
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